Em qual segmento você atua?

    Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

    Dicas para organizar um planejamento escolar de sucesso

    Compartilhe >

    03/09/2021 - 9 min - Por Nicolle Abreu

    Com o ano letivo chegando ao fim, é hora de toda a equipe da instituição se organizar para construir o planejamento escolar do ano que vem. 2022 será um ano de muitos desafios, principalmente com o retorno à sala de aula, uma vez que 2020 e 2021 contaram com poucos dias letivos presenciais.  

    A pandemia de COVID-19 modificou a forma de se dar aula e exigiu reinvenção da gestão escolar. Contudo o avanço da vacinação nos dá melhores perspectivas para o próximo ano. Ainda assim, é importante lembrar que as medidas de segurança permanecem e que o processo de adaptação de alguns discentes e professores pode ser um pouco mais demorado. 

    Diante disso, neste artigo você encontrará dicas fundamentais para um planejamento escolar consistente e eficiente. Confira! 

    Qual o objetivo do planejamento escolar? 

    Um planejamento escolar eficiente busca determinar quais os objetivos da instituição para o próximo ano letivo. A partir desse plano, cada colaborador consegue compreender melhor o seu papel no dia a dia escolar. Além disso, é importante que a equipe decida em conjunto o que deve ser feito para que esses objetivos sejam alcançados e defina os prazos para realização de cada ação.  

    O fato é que construir um bom planejamento pode representar um grande desafio, especialmente em momentos de tanta imprecisão sobre o futuro da educação. Em 2020, cerca de 48 milhões de estudantes tiveram as aulas presenciais suspensas. Ainda não é possível mensurar os impactos para os alunos e corpo docente, mas eles existem. 

    5 pontos de atenção no planejamento escolar 

    Dada sua importância, construir o planejamento escolar exige dedicação e cuidado da coordenação pedagógica e de toda a equipe da escola. Isso porque ele ajuda a garantir o bom funcionamento da instituição.  

    O planejamento escolar é como um ciclo: primeiro, avalia-se o contexto; em seguida, os objetivos são traçados; e, por fim, definem-se prazos e responsáveis para cada ação.  

    A partir disso, a equipe deve avaliar os resultados das ações, para então ajustar o cronograma até que os objetivos propostos sejam alcançados, dando início a um novo estudo do contexto para construção de um novo planejamento.  

    Dessa forma, 5 pontos requerem maior atenção na hora de construir o planejamento: 

    Contexto 

    Conhecer o contexto é fundamental como ponto de partida para entender a realidade da escola e identificar oportunidades e desafios que irão nortear os objetivos. Portanto procure responder:  

    • Qual o contexto em que a sua escola está inserida?  
    • Qual a realidade da comunidade a sua volta?  
    • Quais diferenciais a instituição oferece?  
    • Quais as necessidades atuais?  
    • Qual é a legislação escolar vigente? 

    Objetivos 

    Definir objetivos claros e mensuráveis é essencial. Eles são importantes porque todos os esforços da escola devem trabalhar em prol de alcançá-los. Para construí-los, pergunte-se: 

    • O que a escola deseja alcançar?  
    • Há algo que pode ser aperfeiçoado na metodologia pedagógica?  
    • A administração da escola pode ser feita de forma mais eficiente?  
    • É preciso melhorar a saúde financeira? Como esses objetivos serão alcançados? 

    Projeto Político Pedagógico (PPP) 

    O PPP contribui para definir os objetivos de aprendizado e o perfil de aluno que a escola quer formar. Para garantir que o planejamento escolar está de acordo com ele, proponha as questões: 

    • O Projeto Político Pedagógico está considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?  
    • Houve modificações no método de ensino?  
    • Quais habilidades esperamos que os alunos desenvolvam? E os professores?  
    • Qual a missão e quais os valores da escola? Como eles se relacionam com o planejamento? 

    Comunicação 

    Uma comunicação eficiente é imprescindível para incentivar o debate na equipe e motivá-la para alcançar os objetivos. Além disso, ela ajuda a tornar o documento mais completo. Então:  

    • O que os professores e os demais colaboradores pensam do planejamento escolar anterior?  
    • Quais as suas expectativas para o novo planejamento?  
    • Todas as opiniões são ouvidas de forma igualitária?  
    • Qual a satisfação e identificação da comunidade escolar com a instituição?  
    • Como o planejamento será divulgado? 

    Prazos 

    Por fim, pensar no prazo de entrega dos objetivos é indispensável para garantir que eles sejam organizados e cumpridos em um tempo hábil. Por isso responda:  

    • Os objetivos são de médio, curto ou longo prazo?  
    • Eles foram divididos em etapas por meio de uma estratégia?  
    • Como o andamento de cada ação será acompanhado?  
    • O planejamento saiu como programado ou precisa ser reformulado?  
    • Quem são os responsáveis?  
    • O papel de cada membro da equipe está claro? 

    4 dicas para um planejamento escolar eficiente 

    Agora que conhecemos a importância do planejamento escolar e vimos o passo a passo a para realizá-lo, apresentaremos algumas dicas que vão somar nessa tarefa. Confira! 

    Avalie os resultados do ano anterior 

    Como vimos, antes de construir o novo planejamento escolar, é essencial que a realidade em que a escola está inserida seja analisada com cuidado. Por isso o ideal é avaliar os resultados obtidos a partir do planejamento do ano anterior e considerar as deficiências encontradas nos relatórios anteriores, o que pode fazer diferença nos resultados do ano seguinte. 

    Portanto busque resgatar quais foram os objetivos da escola e descobrir se eles foram alcançados. Identifique quais estratégias funcionaram e quais não funcionaram em anos anteriores.  Refletir a respeito desses aspectos irá auxiliar na definição de novos objetivos e no direcionamento dos trabalhos.  

    Suponha que, ao observar o balanço financeiro do último ano, a equipe responsável percebeu que é necessário melhorar a saúde financeira da instituição. Nesse caso, além de procurar reduzir custos, a escola pode buscar outras maneiras de aumentar a sua receita. E, com esse objetivo atingido, será possível  propor investimentos em melhorias no processo pedagógico ou ferramentas de ensino online, por exemplo.   

    Estime o número de alunos com base na campanha de matrículas 

    Para planejar o ano seguinte, é fundamental ter em mente quantos alunos irão estudar na instituição. Por isso a escola deve se preocupar em estimar o número de alunos esperados para o próximo ano antes do início da campanha de matrículas.  

    Primeiramente, procure levantar a quantidade de alunos matriculados no ano anterior e identificar quantos permanecerão na escola, para então definir quantas vagas serão abertas para o ano seguinte. Essa tarefa é possível por meio da análise das taxas de rematrícula anteriores, pois assim você terá uma estimativa mais precisa do número de rematrículas.  

    Ter esses números é fundamental para que a escola se organize e faça a distribuição dos alunos por turma. Por exemplo, caso uma determinada série tenha uma quantidade maior de estudantes matriculados, seria viável abrir turmas extras? Ou se uma turma não tem alunos suficientes, é possível distribuir os alunos em outras salas? 

    Construa um calendário escolar 

    Todas as escolas devem oferecer uma carga horária escolar mínima que varia para cada segmento. Mas é preciso considerar também se a instituição irá oferecer atividades extras e/ou soluções de contraturno para os alunos.  

    Com isso em vista, para construir o calendário escolar e complementar o planejamento, é essencial mapear os dias letivos, considerando feriados e recessos. Afinal, essas datas podem influenciar no trabalho da equipe ao longo do ano no que diz respeito aos objetivos traçados pela escola, inclusive em relação à reposição de aulas.  

    Além disso, atividades extraclasse, excursões, festivais ou eventos também devem ser considerados, visto que, para realizá-los, é preciso abrir mão de algumas horas de aula. 

    Organize a grade de horário 

    Portanto, uma vez que o calendário e a previsão do número de turmas foram definidos, é possível organizar a grade de horários. Por mais simples que possa parecer, esse aspecto do planejamento requer um cuidado especial. Isso porque as necessidades específicas de cada docente devem ser consideradas.  

    Enquanto alguns trabalham em mais de uma escola, outros podem ser mais indicados para determinada série escolar do que para outras. Além disso, é necessário levar em conta se há alguma mudança na equipe de professores para o novo ano, como transferência de unidade, aposentadoria ou mesmo desligamento.  

    É importante lembrar que cada disciplina possui uma carga horária mínima que deve ser respeitada e que levar isso em conta é essencial ao montar a grade de horários.  

    Dessa forma, alguns aspectos podem ajudar a definir melhor a distribuição das horas-aula. São fatores como a duração e recorrência das aulas e a disponibilidade dos espaços físicos, no caso de disciplinas que usam o laboratório de ciências ou de informática, por exemplo. 

    O planejamento escolar e as tecnologias educacionais 

    A tecnologia pode ir muito além de beneficiar as práticas pedagógicas, tornando-se uma aliada poderosa nos processos de gestão escolar, da administração da instituição e da comunicação com as famílias dos alunos. Muitas mudanças no contexto educacional estão relacionadas às ferramentas digitais e ao uso da internet no dia a dia dos discentes.  

    Como você leu neste artigo, atentar-se para aspectos como a campanha de matrículas, a elaboração da lista de material didático, o calendário escolar e a grade de horário é essencial para que o planejamento escolar seja efetivo e as aulas comecem sem muitos imprevistos.  E a tecnologia educacional pode (e deve) ser usada nesse processo.  

    Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas pode estar previsto no planejamento, já que, em alguns casos, é preciso se preparar financeiramente para a contratação destas. Essa contribuição da tecnologia não seria diferente no ensino do inglês.  

    Por isso preparamos um guia completo sobre 6 ferramentas tecnológicas (pagas ou não) para complementar o ensino do inglês. Baixe o PDF gratuitamente!

    Compartilhe >

    LEIA TAMBÉM

      Em qual segmento você atua?

      Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
      CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação