A relação entre professores e diretor na gestão escolar deve estar em constante manutenção. Dois membros muito importantes da comunidade escolar, cujas funções se entrelaçam para manter a qualidade da instituição de ensino, eles precisam estabelecer uma relação de parceria e cooperação.
Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância dessa relação e como tornar o ambiente mais harmonioso para todos os membros da instituição. Confira!
A relação entre diretor e professor
Os professores estão na linha de frente do processo de ensino-aprendizagem. Para que cumpram seu papel com eficiência, é importante que contem com o apoio do diretor da instituição. Quando a direção trabalha ao lado do professor, as chances de sucesso da escola e seus alunos cresce.
Portanto, entre as muitas tarefas do diretor escolar, está a gestão dos docentes. Estimular a formação continuada dos professores e oferecer cursos aos educandos são algumas maneiras de estabelecer uma boa relação com eles. O trabalho da direção deve ser pautado em práticas que inspiram confiança nos colaboradores. Listamos a seguir algumas dessa práticas:
Tecnologia na melhoria do trabalho escolar
O ideal é que a gestão escolar se paute no trabalho colaborativo, de modo que todos trabalhem em conjunto para atingir o mesmo objetivo: o bom desenvolvimento das metodologias de ensino. Para que isso ocorra, uma comunicação eficiente é essencial; e esse objetivo pode ser alcançado por meio de recursos tecnológicos, como aplicativos e softwares, os quais desburocratizam o processo comunicacional.
Cultura de feedbacks como um avanço
A boa relação entre diretor e professor também garante o bom andamento das funções pedagógicas e institucionais. Reuniões com o corpo docente podem ajudar o diretor a ter uma outra visão do funcionamento da escola, e os feedbacks projetam melhorias para a instituição, como novas estratégias educacionais, medidas disciplinares e outras pautas.
Conhecimento do que acontece dentro da sala de aula
O bom relacionamento com os educandos também abrange o envolvimento do diretor com as vivências em sala de aula. O ideal é que o diretor busque entender as dificuldades diária dos professores. Dessa maneira, é possível buscar soluções e novas estratégias, em parceria com os docentes, para aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.
A importância do diretor escolar
No dia 12 de novembro, comemoramos o dia do gestor escolar. O diretor é o líder da comunidade escolar, e é a ele a que todos os seus membros recorrem parar tratar dos mais variados assuntos. Ou seja, alunos, professores, coordenadores e demais funcionários estão sob a responsabilidade do diretor, assim como a família e os responsáveis pelos estudantes.
Além disso, é ele quem garante o bom funcionamento da escola, administrando suas finanças, dirigindo a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP, ou Projeto Pedagógico), acompanhando a evolução dos alunos e garantindo o bom relacionamento entre os membros da equipe escolar e com as famílias. Essas são algumas das muitas funções do diretor escolar, e suas tarefas influenciam no bem-estar e bom desenvolvimento de toda a instituição.
Dada essa importância, a relação diretor e professor precisa ser constantemente renovada pelos profissionais. Dessa forma, é possível garantir um bom desenvolvimento do espaço escolar, além dos projetos pedagógicos e das atividades escolares em geral. A escola que conta com um diretor aberto a ouvir os docentes e disposto a implementar as sugestões pertinentes, bem como buscar as soluções mais eficientes para os problemas apontados, só tem a ganhar.
A importância da atuação do professor na escola
O ambiente escolar é um dos mais importantes da vida de uma pessoa, já que é nele que traços de personalidade e de socialização são construídos e desenvolvidos. Por isso, o papel do professor tem tanta importância. É ele o profissional que contribui para esse desenvolvimento, sendo o mediador entre o jovem e o conhecimento.
De todos os profissionais da escola, o professor é o que mantém contato mais próximo com os alunos, além de ser o que mais passa tempo com eles. Ele é o principal orientador no processo de ensino-aprendizagem. E, muitas vezes sobrecarregado, esse profissional não tem suas atividades limitadas a sala de aula. Por isso, é importante que encontre apoio de toda a equipe escolar, para que suas tarefas não se tornem exaustivas e para que possa se sentir valorizado.
Portanto, como pudemos ver, garantir uma boa relação entre diretor e professor é essencial para o bom desenvolvimento do ambiente escolar. Quando ambos trabalham em conjunto, é possível observar as melhorias no desempenho dos alunos. Pais e responsáveis sentem-se mais confortáveis em ambientes harmônicos, e os alunos respondem melhor à autoridade dos docentes em sala, quando este conta com o apoio da direção.
Sabemos que o gestor escolar possui muitos outros desafios no seu dia a dia. Por isso, preparamos um guia completo da gestão escolar. Baixe gratuitamente!