Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Conheça a abordagem STEAM do English Stars

Compartilhe >

25/11/2019 - 4 min - Por Amanda Viegas

A abordagem STEAM tem se tornado uma tendência educacional, sobretudo, devido aos seus benefícios em relação à formação e preparo dos estudantes. Em uma realidade cada vez mais globalizada e com constante modificação, os estudantes necessitam obter uma formação integral, que contemple as competências do século XXI.

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar mais acerca do STEAM e sua importância no contexto contemporâneo. Confira!


O que significa abordagem STEAM

STEAM equivale a Science, Technology, Arts & Math. O termo STEAM é um acrônimo, ou seja, é formado pela letra inicial das disciplinas: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

O método de ensino STEAM, tem como objetivo a utilização de projetos que envolvem as áreas do conhecimento que, de acordo com estudos, são as bases para o mercado de trabalho e carreiras do futuro. Essa abordagem utiliza de uma abordagem que integra disciplinas como artes e tecnologia na preparação e formação do aluno. Nesse sentido, os estudantes recebem uma formação integral, considerando competências requisitadas para o mercado de trabalho e relações interpessoais.

Qual a importância da Arte no STEAM?

Vale ressaltar a existência de um termo parecido, o STEM, criado na década de 90 nos Estados Unidos, para designar as 4 áreas do conhecimento, com a exceção de artes. Contudo, na atualidade, cresce ainda mais a relevância e reconhecimento acerca do campo artístico no cenário educacional.

A educação artística contribui para o desempenho acadêmico dos alunos e os ajudam na interpretação do mundo e da sociedade. Além disso, por meio da Artes, é possível trazer temas muito importantes como cultura, linguagem, design, música, humanidades, literatura, pintura, teatro, cinema, dança, fotografia, arquitetura, escultura, animação e entretenimento.

Entenda como funciona o STEAM

A abordagem STEAM está relacionada com o descobrimento do porquê realizar tal ação. Isso quer dizer que os docentes incentivam os alunos a experimentarem e vivenciarem o pensamento científico de forma crítica, reflexiva e interpretativa, ao pensar “fora da caixa”.

As atividades que envolvem essa abordagem, são brincadeiras e projetos que beneficiam o aprendizado por contemplar uma abordagem interdisciplinar. O docente, tem o papel de guiar o processo de ensino-aprendizagem ao apoiar os alunos a buscarem por respostas, evitando influenciar nas suas conclusões.

O STEAM envolve cinco etapas básicas:

  1. Investigar
  2. Descobrir
  3. Conectar
  4. Criar
  5. Refletir

Essas etapas podem ser utilizadas durante o desenvolvimento de um projeto no qual os alunos sejam levados a colocar em prática o pensamento crítico por meio da ludicidade interdisciplinar. As atividades são elaboradas com o intuito de desafiar os alunos a trabalharem de maneira colaborativa incentivando-os a desenvolver habilidades de forma autônoma e interativa. Além disso, o STEAM favorece uma aprendizagem por meio da experimentação e das metodologias ativas.

A importância dessa abordagem na atualidade

Nos projetos de STEAM, essa prática faz com que os estudantes aprimorem a sua autonomia e liberdade de resolver problemas. Com isso, eles se tornam mais independentes e preparados tanto para a inserção futura no mercado de trabalho, quanto em relações interpessoais.

Existem muitos benefícios do STEAM para a formação integral dos estudantes. Exemplo disso é o desenvolvimento de habilidades essenciais:

  • pensamento crítico,
  • resolução de problemas e desafios,
  • flexibilidade,
  • comunicação,
  • colaboração,
  • criatividade,
  • imaginação,
  • inovação e
  • habilidades socioculturais.

Além disso, a utilização da abordagem STEAM é uma maneira de preparar os alunos para as competências exigidas para o século XXI. Assim como a sociedade vem se modernizando e se modificando, as práticas pedagógicas necessitam seguir as tendências educacionais e oferecer aos alunos uma educação completa e adequada ao novo cenário.

O English Stars e o STEAM

O English Stars é um sistema de ensino bilíngue que promove uma formação bilíngue do aluno. A solução, além de fornecer o ensino do inglês com uma abordagem contemplando o bilinguismo, proporciona uma formação integral para os estudantes. Para isso, toda a metodologia do programa é pensada para atender as competências contemporâneas ao, por exemplo, adotar o STEAM como uma prática pedagógica.

O objetivo do English Stars ao utilizar o STEAM é tornar cada vez mais efetiva a aquisição do inglês ao promover a utilização de conteúdos e conceitos de diversas áreas acadêmicas. Além disso, o programa dialoga bastante com a metodologia do STEAM uma vez que seu foco está no desenvolvimento de valores sociais dos alunos como o pensamento crítico, consciência global e aplicação do conhecimento.

Quer de saber mais sobre o English Stars e descobrir seus benefícios para a instituição de ensino? Preparamos um material gratuito sobre a metodologia do programa, confira:

O que é translanguaging

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação