Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Como o English Stars promove a capacitação e formação continuada dos professores de inglês

Compartilhe >

17/03/2020 - 4 min - Por Amanda Viegas

Na realidade contemporânea, o fluxo de informações e troca de conhecimento se dá de uma forma muito rápida e dinâmica. Com isso, se manter atualizado se torna um requisito indispensável para qualquer profissional. No contexto educacional, a escola tem a função de possibilitar a construção do conhecimento dos alunos. Vale ressaltar que uma informação apenas se torna conhecimento quando é associada a algum sentido. Ou seja, livros e a internet disponibilizam informações e cabe ao docente facilitar e orientar a transformação delas em um aprendizado aplicável.

A formação continuada tem muito a oferecer a todos os envolvidos nesse processo. O objetivo é otimizar constantemente as práticas pedagógicas com o intuito de apoiar os estudantes na construção do conhecimento.

Neste artigo, vamos explorar a temática com um foco no professor de inglês e na formação bilíngue do aluno. Para isso, será apresentado como o Sistema de Ensino do English Stars auxilia os educadores na sua formação e atualização constante. Confira!


O que é a formação continuada e qual a sua importância?

Entende-se como formação continuada o processo contínuo e permanente de aperfeiçoamento das práticas e saberes do profissional da educação. Tem-se como objetivo assegurar a qualidade do ensino e sua adequação às necessidades contemporâneas.

Primeiramente, vale ressaltar que, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a formação continuada dos professores se torna obrigatória nas escolas. Além desse aspecto, a formação contínua desses profissionais tem muito a contribuir em todo os âmbitos do processo de ensino-aprendizagem. Ao estar a par das novas tendências educacionais, assim como em relação à evolução das práticas pedagógicas, o educador consegue refletir e aperfeiçoar a sua metodologia.

Qual a relação da formação contínua com o ensino do inglês?

A demanda por um ensino de inglês com qualidade cresceu bastante nos últimos anos, sobretudo, devido às transformações globais que a dinâmica social vem passando. Até mesmo a maneira como a condução da aula de idioma é realizada se modifica. Por muito tempo, o foco se encontrava na parte técnica da gramática e vocabulário, explorando as possíveis temáticas para avaliações e vestibulares.

Na realidade contemporânea, o domínio da língua estrangeira se dá como uma necessidade de integração e comunicação com o resto do mundo. Com isso, o aprendizado requer formação fluída, com uma abordagem que contemple além da parte técnica, explorando a naturalidade e oralidade do idioma.

Na medida em que sociedade e suas relações se modificam, as práticas pedagógicas também se transformam para atender as presentes necessidades. Dessa forma, a formação continuada possibilita que o docente se torne cada vez mais apto a se adaptar às mudanças no contexto educacional. Um educador em formação ininterrupta e atualizado, se torna um facilitador do processo de aprendizagem e não apenas um transmissor de informações.

O English Stars e a formação do docente

O English Stars é um sistema de ensino bilíngue, que tem como o foco a formação do aluno. Isso quer dizer que a escola não se torna bilíngue, mas sim, os alunos. Toda a metodologia do programa é pensando para atender às necessidades do mundo contemporâneo, possibilitando uma formação integral segundo as competências do século 21.

No English Stars, pensando acerca da importância da formação continuada do educador, o processo de evolução dos docentes ocorrer com o apoio da plataforma do Canvas. A capacitação do professor ocorre de diversas maneiras seguindo o fluxo:

TESTE:

Avaliação do conhecimento acerca do inglês, realizada de maneira online.

TEACHER’S TRAINING:

São Treinamentos alinhados com a metodologia do English Stars, por meio de textos, vídeos e atividades.

ES RESOURCES:

São disponibilizados conteúdos pedagógicos para a consulta e o uso como uma referência para os docentes. Os temas abordados variam, indo desde a aquisição do idioma, até ensino diagnóstico e educação afetiva.

PLANO DE AÇÃO:

Após a equipe do programa avaliar os resultados das etapas anteriores, é proposto um plano de ação ao professor.

MONITORAMENTO PEDAGÓGICO:

São disponibilizados relatórios sobre a evolução e desempenho das aulas e do professor.

ES DAILY:

Consiste no registro diário das atividades em sala de aula na plataforma digital para que a equipe pedagógica do English Stars possa acompanhar a evolução do processo.

Ao utilizar o Canvas para a realização do treinamento e capacitação a equipe pedagógica do English Stars consegue acompanhar a evolução dos professores e como a metodologia está sendo aplicada na prática.

Conclusão

A formação contínua dos educadores é uma pauta bastante recorrente e relevante atualmente, com o propósito de se adequar constantemente às necessidades e exigências contemporâneas. O processo em formação continuada se torna capaz de compreender em quais pontos é preciso se modificar e se atualizar, promovendo um aperfeiçoamento contínuo do processo de ensino.

Pensando na demanda por um ensino do inglês com qualidade, a formação ininterrupta dos docentes tem muito a contribuir para o aprendizado dos alunos. O English Stars fornece uma capacitação para os docentes com o objetivo de aprimorar as suas práticas pedagógicas. Quer saber mais sobre o programa e como implementar uma metodologia para o ensino e avaliação do inglês? Baixe gratuitamente o material:

Compartilhe >

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação