Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Como acompanhar o desenvolvimento do aluno na língua inglesa?

Compartilhe >

14/06/2019 - 4 min - Por Amanda Viegas

aprendizado da língua inglesa requer bastante disciplina e foco. Além dos pontos relacionados ao processo de aprendizagem em si, a temática de acompanhamento do desenvolvimento da língua é de grande importância.  

Muitas vezes, o docente pode ter alguma dúvida ou dificuldade acerca da melhor forma de acompanhar o desempenho dos alunos na aquisição do inglês. Preparamos este artigo para aprofundar no tema, contemplando algumas dicas para efetuar esse acompanhamento. Confira! 


Importância de acompanhar o desenvolvimento do aprendizado 

Ao acompanhar o desenvolvimento do aprendizado, é possível que o docente consiga identificar quais os pontos a serem aprimorados. Com isso, é viável uma otimização constante das práticas pedagógicasque devem ser planejadas e alteradas de acordo com a necessidade dos alunos 

Em relação ao ensino do inglês, é importante que um acompanhamento próximo do estudante ocorra entendendo e explorando, assim, o desenvolvimento que respeite o ritmo dele. Uma vez que é relevante que o docente consiga mensurar o nível dos alunos para que todos estejam aptos a acompanhar o cronograma sem obstáculos, principalmente no aprendizado de um segundo idioma 

Traçar os objetivos de aprendizado do inglês 

Anteriormente ao acompanhamento do desenvolvimento do aluno, é preciso estabelecer metas e objetivos a curto, médio e longo prazo. Com isso, torna-se possível traçar quais são os pontos a serem trabalhados, o que exige otimização para uma execução bem sucedida. Ao determinar esses pontoso professor consegue também ter um referencial de como medir a evolução dos estudantes na aquisição do idioma. 

Aplicação de provas e testes 

O processo de ensino-aprendizagem do inglês envolve diversos aspectos, como o aprendizado da gramática e do vocabulário. Uma forma de acompanhar a evolução do aluno envolve a aplicação de avaliações. Essa avaliação pode ser realizada no início do ano ou do semestre letivo, identificando as dificuldades e categorizando o que foi absorvido de forma clara  

Além disso, as provas e os testes podem ser úteis para o acompanhamento, sobretudo, da parte técnica da língua inglesa. Como o processo de ensino-aprendizagem também contempla a parte oral do idioma, vale ressaltar que provas orais e exercícios de conversação podem auxiliar nesse quesito. Com isso, o professor consegue ativamente notar a desenvoltura do estudante e como está o progresso do inglês dele ao longo do tempo.  

Autoavaliação do aprendizado na língua inglesa

Apesar da importância por trás de ferramentas avaliativas aplicadas pelo docente, também possui uma grande relevância a própria avaliação do aluno. Afinal, ninguém melhor que o estudante para pontuar suas dificuldades e progresso no idioma.  

Essa dinâmica pode ser realizada de tempos em tempos, incentivando os alunos refletirem sobre alguns pontos, por exemplo: 

  1. Quais conteúdos foram apresentados durante as aulas? 
  2. Quais desses conteúdos necessitam de um reforço? 
  3. Quais conteúdos foram devidamente desenvolvidos? 

Isso ajuda o docente a acompanhar o desenvolvimento dos estudantes de uma maneira mais direcionada e individual. É válido ter em vista que cada turma e cada aluno vai apresentar dificuldades e evoluções de maneiras distintas.  

Conclusão 

O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos no aprendizado do idiomaé fundamental para que as práticas pedagógicas sejam constantemente aprimoradas. Com isso, o corpo docente precisa identificar e utilizar os melhores métodos de acompanhamento possíveis 

O ponto principal é estabelecer metas e objetivos de aprendizado antes de começar a desenvolver estratégias para acompanhar os resultados esperados no processo de aprendizagem. Além disso, o docente deve se preocupar em identificar os desafios e as forças dos estudantes, sabendo que cada turma e cada aluno apresenta uma forma distinta de aprendizado aquisição do idiomaDessa forma, o professor consegue auxiliar o estudante a se desenvolver e verificar seu progresso na língua inglesa.  

O tema bilinguismo vem ganhando cada vez mais relevância no contexto educacional. Por isso, preparamos um e-book sobre a importância do ensino bilíngue para a formação do aluno do século XXI:

como-acompanhar-o-desenvolvimento-do-aluno-no seculo-xxi

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação