Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Dia do Coordenador Escolar

Dia do Coordenador Escolar

Compartilhe >

19/08/2020 - 6 min - Por Amanda Viegas

No dia 22 de agosto é comemorado nacionalmente o Dia do Coordenador Pedagógico. Os coordenadores exercem um papel fundamental em todo o contexto educacional. O profissional é responsável por garantir com que exista uma oferta de qualidade do ensino e serviços dentro da Instituição. Pensando nessa grande relevância, é fundamental que tenhamos uma data para homenagear o coordenador!

Neste artigo, conheça a origem da data que celebra o coordenador pedagógico escolar. Veja ainda a importância desses profissionais e seus principais desafios cotidianos. Confira!

Qual a origem do dia do coordenador pedagógico?

Primeiramente vale ressaltar que a função do coordenador pedagógico é relativamente recente, surgindo entre as décadas de 70 e 80. Até então era sua responsabilidade a supervisão escolar, fiscalizando o trabalho dos docentes. Contudo, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica em 1990, houve uma modificação muito importante para o seu papel, sendo desde então corresponsável, junto com o professor, pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.  

A história educacional do Brasil sempre foi marcada pela presença de um profissional supervisor. Sendo assim, a instauração da figura do coordenador pedagógico modifica totalmente os rumos da educação brasileira. O supervisor pouco contribuía para a evolução da prática escolar, uma vez que apenas reproduzia o planejamento direcionado pelo Ministério da Educação. O debate acerca da necessidade de um profissional mais crítico dentro da escola surge a partir da década de 80, com o movimento de redemocratização. Com propostas de uma nova filosofia educacional, o papel do supervisor se torna obsoleto.

Ou seja, o coordenador pedagógico não fiscaliza, mas sim constrói parcerias com os educadores. Dessa forma, é viabilizado o desenvolvimento de práticas pedagógicas cada vez mais eficazes. Toda essa mudança tem colaborado para o estabelecimento de um ambiente escolar seguro e na sua totalidade, mais adequado para o processo de ensino-aprendizagem dos discentes. Sendo assim, devido a sua grande importância para a escola, esse profissional é homenageado no dia 22 de agosto. Essa celebração é uma oportunidade para valorizar o seu trabalho, vital para toda a comunidade escolar e para o êxito das práticas educacionais.

A importância desse profissional

Esse profissional exerce inúmeras funções dentro do ambiente pedagógico. Portanto, na escola são os coordenadores que implementam a integração entre as pessoas na comunidade escolar, ou seja, alunos, pais, professores e diretor, tendo que promover uma comunicação eficiente com todos. Entre as responsabilidades deste profissional, a principal delas é dar suporte para os discentes e apoiá-los no processo de ensino-aprendizagem, dessa forma contribuindo para que a experiência deles seja satisfatória e enriquecedora.

Sendo assim, o coordenador pedagógico desempenha o papel de articulador e também participa efetivamente do cumprimento do Projeto Político Pedagógico (PPP). Desse modo, o responsável pela coordenação deve fornecer uma conexão entre a escola e as famílias, atuando como agente de ligação para ambos. À vista disso, o elo estabelecido pelo coordenador cria um espaço propicio para discussões e debates de assuntos relacionados ao desenvolvimento pedagógico dos alunos. Vale ressaltar que além disso, esse engajamento possibilita solucionar conflitos disciplinares, divergências ou possíveis dificuldades de aprendizagem.

A importância do coordenador pedagógico está diretamente atrelada à qualidade da educação. Uma vez que esse profissional é o representante da missão e objetivos da escola, tendo que proporcionar melhorias e intervenções para aprimorar a instituição de ensino. Além disso, é o responsável pelo desenvolvimento dos estudantes e professores, tendo como objetivo facilitar a implementação de aperfeiçoamentos e inovações nas práticas pedagógicas. Nesse sentindo, um diferencial para o coordenador escolar é promover as tendências educacionais que podem facilitar a formação integral do aluno.

Quais são os principais desafios da coordenação escolar?

São diversos os desafios do coordenador pedagógico no exercício de sua profissão. Os principais impasses desse profissional atualmente estão relacionados com o seu papel de articular as relações entre alunos, educadores, famílias e diretor escolar. Cada um deles com suas expectativas e necessidades, cabendo então ao coordenador atender às demandas individuais, dialogando com os resultados da comunidade escolar em si. Para isso, é fundamental que ele consiga estabelecer uma comunicação assertiva para garantir que todos os agentes educacionais consigam relacionar entre si de uma forma efetiva para o processo de aprendizagem.

Um outro desafio é a conquista de um espaço dentro da instituição de ensino. Em alguns contextos, os envolvidos no processo pedagógico podem não estar abertos às inovações e aos planos propostos pelo coordenador escolar. Os coordenadores são fundamentais na adoção de novas metodologias e práticas, contudo, para que isso ocorra é necessário que exista um apoio tanto da direção quanto dos professores. Ou seja, o desafio é o de transmitir de forma claro quais as vantagens e benefícios das novas práticas para os envolvidos na realidade escolar.

Além disso, um grande impasse para o coordenador é a clareza acerca das suas funções. A cobrança por resultados relevantes em avaliações internas e exames externos, pode refletir em um profissional sobrecarregado que não consegue dar a devida atenção para a realidade institucional. Além disso, outras demandas podem também desviar o foco do coordenador em relação aos seus encargos pedagógicos. Entretanto, esses entraves podem ser contornados através de um diálogo constante com toda a comunidade escolar.

Como celebrar o Dia do Coordenador escolar?

Existem muitas maneiras de homenagear o coordenador pedagógico, exaltando a sua importância para todos dentro da instituição de ensino. Algumas ações podem ser pensadas para demonstrar o seu valor. Uma celebração, mesmo que pequena, pode representar cuidado e essa valorização desses profissionais essenciais para a qualidade da educação dentro da escola.

Uma ideia que pode parecer simples, mas que é bastante significativa é envolver os alunos e demais funcionários da escola na confecção de um cartaz, mural ou álbum de fotografias. O intuito é deixar registrado fotos, momentos e mensagens de agradecimento dedicadas a esse profissional. A escola pode ainda preparar um lanche especial para o coordenador e presenteá-lo com algum item personalizado como caneca, caderno, agenda, caneta, cestas temáticas, livros ou bloquinhos. 

Qual o papel dos coordenadores na formação integral dos alunos?

Ao longo do texto, vimos a importância, funções e desafios desse profissional de grande importância para toda a escola. Além dos pontos citados anteriormente, vale destacar que os coordenadores são responsáveis também por trazes novas práticas escolares para dentro da instituição. Isso deve ser levado em consideração no contexto educacional, assim como as realidade e tendências globais. A formação integral dos estudantes é uma pauta bastante discutida atualmente, trazendo para as escolas o papel de capacitar e preparar os discentes para um mundo globalizado e interconectado.

Para promover essa formação dos alunos é preciso que a escola forneça um ensino que dialogue com as competências essenciais para o século 21. Sabia que o domínio da língua inglesa é um dos aspectos considerados fundamentais para os profissionais no mercado de trabalho contemporâneo? Pensando nessa relevância, preparamos um material sobre o tema. Baixe-o gratuitamente e descubra qual é a importância de uma formação bilíngue para o aluno do século XXI:

Dia do Coordenador Escolar

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação