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    Métodos avaliativos: os mais utilizados na língua inglesa

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    26/06/2019 - 4 min - Por Nicolle Abreu

    A demanda pelo ensino da língua inglesa vem aumentando de maneira proporcional ao aumento das exigências das competências do século XXI. Na educação bilíngue, existem diversas formas de avaliação do desempenho dos estudantes, em que tanto o professor quanto a escola podem atuar. Elas envolvem o aprendizado da leitura, escrita, compreensão e produção oral da língua inglesa.

    Apesar das várias opções de métodos avaliativos, é importante que a instituição de ensino entenda qual a função de cada um deles e sua importância, já que é preciso que a escola escolha aqueles que se adequem mais às suas práticas pedagógicas.

    Preparamos este artigo sobre os principais métodos avaliativos do aprendizado do inglês e qual a sua importância. Confira!


    Conheça alguns instrumentos de avaliação na língua inglesa

    Vale ressaltar que apesar da grande quantidade de métodos apresentados e existentes, é recomendado que o docente escolha o instrumento que esteja mais alinhado com os resultados e funções que a escola pré-estabeleceu.

    1  – Prova escrita objetiva:

    Na prova escrita objetiva, o professor consegue verificar o quanto o aluno aprendeu sobre o conteúdo lecionado e os assuntos abordados em sala de aula. As questões são de múltipla-escolha e possuem apenas uma resposta correta. Dessa forma, se torna mais fácil entender quanto o estudante aprendeu em relação aos conteúdos específicos.

    2 – Prova escrita discursiva:

    A prova escrita discursiva fornece uma maior flexibilidade nas respostas. Com isso, o docente consegue avaliar o entendimento do aluno e analisar o problema central sem desconsiderar o que o estudante sabe e o que deve ser mais trabalhado.

    3 – Prova escrita objetiva e discursiva:

    Nesse tipo de avaliação, a prova apresenta tanto questões de múltipla-escolha quanto discursivas. Com isso, o educador consegue avaliar os pontos relativos aos dois tópicos acima.

    4 – Prova oral:

    A prova oral tem a finalidade de avaliar a produção e compressão oral dos alunos.

    5 – Ditado:

    Para a realização do ditado, o professor constrói questões diretas para os discentes. Nessa avaliação pode-se verificar a ortografia e compreensão oral.

    6 – Produção textual:

    No método avaliativo de produção textual, o educador consegue avaliar a interpretação de texto, a organização textual e a capacidade de expressão, junto ao vocabulário.

    7 – Trabalho individual:

    O trabalho individual consiste em atividades realizadas individualmente para avaliar o aluno particularmente, e podem ou não ser realizadas em sala de aula e com ou sem consulta.

    8 – Trabalho em grupo:

    Durante a realização dos trabalhos em grupo, o professor consegue avaliar o aprendizado dos estudantes e como cada um deles consegue organizar suas ideias com os demais, por meio da socialização.

    9 – Seminários:

    Com a realização de seminários, o professor pode construir eventos e exposição oral para a escola ou outro público. Nesse método, é possível verificar a desenvoltura do aluno sobre o tema apresentado assim como seu conhecimento e preparo para tal.

    10 – Participação:

    Consiste na avaliação do docente em relação à participação do discente nas atividades e situações em sala de aula.

    11 – Autoavaliação:

    Na autoavaliação o educador permite que o estudante se avalie sobre a sua compreensão oral ou escrita, mostrando os seus pontos positivos e os de melhoria.

    O papel dos métodos avaliativos no processo de aprendizagem

    Para a escola escolher o método avaliativo mais adequado para suas práticas pedagógicas, é importante que a equipe escolar esteja ciente sobre o que avaliar, por que e como avaliar os alunos. A avaliação apresenta resultados positivos quando é utilizada da forma correta e é possível que o docente avalie de fato os conteúdos ou os pontos pretendidos.

    Os métodos avaliativos podem ajudar a determinar e compreender quais as dificuldades dos estudantes. Sobretudo as avaliações formativas, que auxiliam na observação e avalia o aluno no dia a dia, acompanhando seu progresso.  Com isso, torna-se possível traçar um plano de ação com práticas pedagógicas significativas e levando em consideração as necessidades de cada aluno.

    Um exemplo de como escolher o método mais indicado é o professor que deseja avaliar a desenvoltura do estudante com a produção de texto e complexidade de vocabulário. O método mais indicado para esse caso seria a avaliação discursiva. Esse método vai ser capaz de avaliar a habilidade do aluno e apresentar resultados satisfatórios para o educador. Dessa forma, o docente é capaz de verificar os pontos fortes e o que precisa ser mais trabalhado em cada turma e focar nas particularidades de cada estudante.

    Contudo, é importante que o professor passe os feedbacks dessas avaliações tanto para a gestão escolar quanto para os alunos. Dessa forma, ele consegue pontuar o que pode ser feito para melhorar o aprendizado e orientar os estudantes com base nos resultados obtidos com as avaliações.

    Conclusão

    O ensino do inglês vem ganhando cada vez mais relevância no contexto educacional e social, e com isso surgem dúvidas a respeito da temática. Em relação à existência de diversos métodos avaliativos, é importante ressaltar que eles podem e devem ser ajustados e revistos com certa periodicidade. Assim como o processo de ensino pode sofrer alterações, os métodos avaliativos também podem.

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