Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Dia do Diretor Escolar | 12 de novembro

Compartilhe >

08/11/2019 - 4 min - Por Amanda Viegas

No dia 12 de novembro é celebrado o Dia do Diretor Escolar. O profissional dessa área é o responsável por gerir as atividades administrativas, pedagógicas e financeiras dentro da instituição de ensino.

A direção tem a função de contribuir para a construção e otimização do ambiente escolar, tanto para os membros da equipe, quanto para os alunos e comunidade. Neste artigo, vamos trazer a história por trás do surgimento desta profissional, explicar a importância do cargo e dar dicas de como homenagear o diretor escolar. Confira!


Diretor Escolar: veja como surgiu este cargo

O cargo do diretor escolar surge a partir de transformações que ocorreram no cenário educacional do país, sobretudo desde a década de 80. Deu-se início a implementação de um novo modelo educacional, intitulado pela Proclamação da República em 1989.

A inauguração da Escola Caetano de Campos, localizada em São Paulo, marcou o surgimento do cargo da direção e foi símbolo da renovação educacional advinda da Proclamação da República de 1989. Até então, os alunos estavam acostumados a frequentar escolas improvisadas, as chamadas escolas isoladas, em prédios abandonados ou casas de professores.

A direção substitui o papel que até então era atribuído a inspetores, figura que realizava a fiscalização da instituição. Com isso, emerge a necessidade da presença de um responsável geral dentro da instituição de ensino para acompanhar a rotina da escola. Era de responsabilidade do diretor fazer a interlocução junto ao governo, além de determinar as diretrizes pedagógicas e administrativas. A sua influência aumentou tanto que, quem exercia tal cargo, frequentemente era convidado para assinar artigos em jornais e revistas, se tornar conselheiro de secretários de estado e fazer conferências.

A importância do diretor escolar

As funções realizadas pelo diretor escolar são de grande importância para garantir a excelência de todos os aspectos da instituição de ensino. São diversas as atuações deste profissional, chegando a se envolver com todas as pessoas e todos os ambientes da escola. A direção é responsável por gerir os aspectos administrativos, pedagógicos, financeiros e sociocomunitários.

Além disso, este cargo cumpre o papel de dar suporte aos docentes, garantindo que eles tenham os recursos necessário para oferecer aos alunos um ambiente próprio para o processo de ensino-aprendizagem. Uma parte da sua função diz respeito à assessoria pedagógica, enquanto gestor profissional, contribuindo para o crescimento de toda a equipe escolar. Não somente em relação aos coordenadores e professores, o suporte deve ser a todos os funcionários da instituição.

O diretor deve acompanhar as práticas pedagógicas de perto, tendo em vista o desempenho e evolução dos estudantes, além de buscar criar ações inclusivas e democráticas. O diretor é responsável por compreender a realidade dos alunos e demais funcionários, trabalhando em prol da melhoria constante do ambiente escolar. Para isso, o ideal é que as metodologias educacionais sejam atualizadas na medida em que ocorrem mudanças e acontecimentos no cenário educacional do Brasil.

Homenagem ao Dia do Diretor Escolar

Comumente surgem dúvidas acerca de como celebrar o Dia do Diretor na escola. Contudo, existem diversas maneiras de mostrar para este profissional a sua importância e buscar homenageá-lo. Cada instituição deve buscar uma alternativa que dialogue tanto com o perfil da instituição quanto da direção. A seguir, confira algumas sugestões:

  • Organizar oficinas de criação para que os alunos produzam cartões, colagens, desenhos, pinturas, cartazes, frases dedicatórias, entre outros;
  • Produzir um vídeo com fotos e vídeos de momentos que aconteceram na escola;
  • Organizar um lanche especial ou almoço com os membros da escola. No caso do lanche coletivo, pode-se combinar de levar comes e bebes;
  • Presentear o diretor com algo que pode ser útil na sua rotina, como uma caneta ou agenda;
  • Escrever um cartão, coletando assinatura e mensagens da equipe escolar.

Conclusão

O Dia do Diretor Escolar é uma data de extrema importância no que diz respeito a reconhecer o trabalho e importância deste profissional. Esta é uma oportunidade de a direção ser reconhecida e homenageada, fazendo com que esses profissionais se sintam valorizados por todo o seu desempenho.  Além disso, éuma comemoração de bastante relevância devido às modificações que isso acarretou para a história da educação do Brasil.

O trabalho do diretor escolar contribui diretamente para a melhora da qualidade do ensino da escola, o que reflete na captação e retenção dos alunos dentro da instituição. Pensando nisso, preparamos um KIT com materiais para auxiliar no processo de planejamento e execução da campanha de matrículas:

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação