Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Dia Nacional da Escola – 15 de março

Compartilhe >

12/03/2020 - 3 min - Por Bruna Batista

A data escolhida como Dia da Escola é o dia 15 de março. A ocasião nos relembra o papel fundamental desempenhado pela escola no desenvolvimento dos estudantes. E não se trata apenas de um conhecimento acadêmico, mas também sua formação enquanto cidadãos e membros da sociedade.

A celebração da data é um bom momento para a realização de atividades extraclasse ou conjuntas. Preparamos esse artigo para falar sobre a importância de celebrar a data e ideias de atividades que podem ser realizadas. Confira!

 


 

Importância do Dia da Escola

A educação é um direito fundamental básico, previsto na Constituição brasileira e de fundamental importância na vida de cada um. Conforme definido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação envolve processos formativos desenvolvidos no âmbito familiar, da convivência humana, do trabalho, das instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e manifestações culturais.

A educação escolar, regulamentada pela LDB, é aquela desenvolvida em instituições próprias – as escolas. Sua importância é tamanha que, pela lei, os pais são obrigados a matricularem os filhos em uma instituição de ensino a partir dos 4 anos de idade. Além disso, o Código Penal Brasileiro prevê punição para aqueles que privarem os filhos entre 4 e 17 anos do acesso ao ensino.

A escola surgiu como um local de formação fundamental do indivíduo, sendo parte essencial do desenvolvimento pessoal, acadêmica e social. Uma boa parcela do nosso processo educacional acontece nessas instituições e sua importância é inegável.

Comemorações do Dia da escola

A comemoração do Dia da Escola é uma ótima oportunidade para trabalhar com os alunos a importância da instituição. Os professores podem planejar o uso de livros literários que tenham a escola como personagem central ou que aconteçam no âmbito escolar. Como atividade para alunos mais velhos, pode ser solicitado uma resenha abordando a importância da escola na história que leram.

Uma outra ideia que pode ser organizada pelos professores é a apresentação de materiais sobre a origem das escolas no mundo, como eram quando surgiram, sua mudança ao longo do tempo, até as primeiras escolas do Brasil. A atividade pode ser feita em forma de pesquisa, com os alunos indo atrás das informações, levando até a sala de aula e compartilhando com os colegas.

Além disso, a data também é um bom momento para trabalhar a história da própria instituição. Aprender sobre seu surgimento, o porquê do nome escolhido, conhecer fotos antigas do prédio e as mudanças que ocorreram ao longo dos anos. Tudo isso pode ser transformado em um mural, exposto para visitantes e feito a partir de um trabalho conjunto entre as classes. 

Homenagem e atividades

A apresentação da instituição aos alunos também pode ser feita por conversas com os colaboradores mais antigos, que podem falar sobre as mudanças que já presenciaram. Por meio de atividades em grupo, cada turma pode conversar com um funcionário, ou com ex-alunos. Dessa forma, cada pedaço da história da escola pode ser construído por meio dessas entrevistas e o material pode ser transformado em um livro sobre a instituição ou adicionado ao site da escola.

Para os alunos novatos, as atividades podem ser uma forma de facilitar a inclusão com o colégio ou até possibilitar que façam novas amizades. O colégio também pode planejar apresentações a presença da família, contribuindo para estreitar as relações com a instituição. Assim, além de serem a celebração do Dia da Escola, as ações também são uma maneira de reforçar o senso de pertencimento dos estudantes com o local onde estudam.

 

Como dito, a escola tem papel central no desenvolvimento não apenas educacional dos estudantes, mas também profissional e enquanto cidadãos. Em um mundo cada vez mais informatizado, espera-se que as práticas educacionais acompanhem essas modificações, garantindo um ensino atualizado.

É nesse sentido que a implementação do ensino bilingue nas escolas tem se tornando uma necessidade cada vez mais real. Quer saber mais como aplicar a prática na sua escola? Baixo nosso Kit Bilinguismo na Escola!

 

dia da escola

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação