Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Dia da Educação

Compartilhe >

20/04/2020 - 4 min - Por Amanda Viegas

28 de abril comemora-se o Dia da Educação. O principal objetivo da data é ressaltar a sua importância na vida de todas as pessoas. Além disso, incentivar e conscientizar o acesso a uma educação de qualidade e igualitária a todos. Por mio da educação, os alunos obtêm tanto uma formação acadêmica, quanto pessoal, profissional e cidadã. Além disso, por meio dela é construída uma ponte de acesso aos valores sociais, morais e éticos, essenciais a formação e desenvolvimento de cada indivíduo.

Pensando na relevância dessa comemoração, preparamos este artigo sobre a origem do Dia da Educação e outras temáticas semelhantes acerca do assunto. Confira!


Qual é a origem da data?

O dia da Educação foi escolhido para ser em 28 de abril durante o Fórum Mundial de Educação em Dakar, Senegal, no ano de 2000. Esse Fórum tinha como o objetivo estabelecer o compromisso entre todos os 164 países presentes de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo, até o ano de 2030.

Apesar de muitos setores da sociedade associarem esse evento em Dakar como origem da data comemorativa, para a Organização das Nações Unidas (ONU), esse é apenas o dia que celebra o aniversário do acontecimento no Fórum Mundial de Educação. Para que essa data se torne oficial no calendário da organização, é necessário que a Assembleia Geral da ONU vote e aprove, uma vez que as datas internacionais são decretadas dessa forma. No cronograma oficial, na verdade, nessa data contém o Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho. Apesar disso, o Dia da Educação continua sendo celebrado em 28 de abril, já que muitas pessoas e instituições de ensino comemoram neste dia.

Qual a importância da educação?

Vale ressaltar que a data se refere a importância da educação, seja ela proveniente do ambiente escolar, familiar ou social. O Dia da Educação foi estabelecido com o objetivo de conscientizar a população a respeito da sua dimensão e relevância para a construção de valores essenciais para o convívio em sociedade.

A palavra “educação” comumente é associada ao ambiente escolar, contudo, a instituição de ensino não é o único instrumento importante para o desenvolvimento educacional de uma criança, jovem ou adulto. Assim como as escolas, a família, possui um papel fundamental nesse processo. Sendo que ambos, em conjunto, se tornam corresponsáveis pela formação de uma pessoa, participando efetivamente no desenvolvimento dos valores éticos, morais e sociais do aluno.

O Estado possui o dever de garantir as condições para a formação educacional com qualidade e gratuita, abrangente a todos os cidadãos. Pensando nessa necessidade, foi estabelecido o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo objetivo é garantir uma educação com equidade, ao definir as competências essenciais para a formação do aluno em cada etapa escolar. Com isso, os direitos de aprendizagem de todos os estudantes passam a ser assegurados. A Base é um norteador para a construção dos currículos escolares, onde cada instituição deve levar em consideração sua identidade e contexto, seguindo as diretrizes propostas pela BNCC.

Feliz dia da Educação!

O English Stars gostaria de celebrar essa data juntamente com todas as escolas e famílias! A data possui uma gigante importância para a formação de alunos, mas sobretudo, para a formação de indivíduos! O momento é ideal para relembrar os valores da instituição, assim como trazer para perto a comunidade escolar e ressaltar a relevância acerca desta comemoração.

Educação bilíngue na escola

Existem diversos pilares da educação. Estabelecendo um recorte dentro da instituição de ensino, é notório que as transformações advindas dos avanços tecnológicos modificaram intensamente o ambiente escolar. As escolas tiveram e estão tendo que adaptar os seus métodos e práticas pedagógicas com a finalidade de oferecer aos alunos um ensino que os preparem para os desafios do século 21.

Entre as muitas transformações, uma delas é tem relação com a integração mundial entre pessoas e locais. As barreiras físicas se tornam cada vez menos relevantes uma vez que todos estão conectados. Para isso, um ponto fundamental é a aquisição de um idioma em comum, para que as pessoas que possuem línguas maternas diferentes, possam se comunicar. No caso, esse idioma é o inglês, tendo esse caráter de língua franca.

No contexto atual, portanto, se torna bastante importante que a escola possa oferecer ao estudante essa possibilidade de se integrar a uma realidade conectada. Para isso, muitas instituições de ensino passaram a procurar e a investir em um ensino de inglês com qualidade, oferecendo uma educação bilíngue aos alunos. Preparamos um material sobre a temática, baixe gratuitamente:

dia-da-educacao

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação