Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

mentalup

MentalUP: a nova plataforma gamificada do English Stars

Compartilhe >

24/09/2020 - 6 min - Por Bruna Batista

O que hoje chamamos de gamificação é uma ferramenta antiga do processo de ensino. Trata-se do uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar os estudantes na resolução de problemas, no processo de aprendizado e até no comportamento em sala de aula. Atualmente, essa metodologia tem ganhado novas versões e está cada vez mais presente no ensino digital. No ensino bilíngue do Ensligh Stars, essa ferramenta chega com a nova plataforma gamificada MentalUP!  

Nesse artigo, descubra as vantagens da gamificação no aprendizado, como a MentalUP funciona e suas vantagens para o ensino bilíngue. Confira!  

Gamificação e aprendizado 

Há décadas, professores tem usados jogos e brincadeiras como forma de engajar a participação e aprendizado dos alunos nas aulas. Segundo o livro “Gamificação na educação”, o termo surge apenas em 2010, mas sua aplicação ocorre desde muito antes. O reconhecimento do bom comportamento com estrelinhas que, somadas, resultavam em algum prêmio já é uma forma de gamificação, ainda que bastante simples.  

Com organização e definições claras dos objetivos e recursos que serão utilizados, os jogos educacionais combinam o aprendizado acadêmico ao ensino lúdico, melhorando as habilidades cognitivas e despertando maiores níveis de interesse pelo conteúdo. Por meio da tecnologia, a gamificação alcança um outro patamar e pode servir de base para a construção da aprendizagem.  

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compreende a cultura digital como parte do universo do aluno do século XXI. Dentre as competências gerais da BNCC estão inseridos temas como a comunicação, cultura digital e pensamento científico, elementos que são trabalhados na plataforma gamificada. A competência geral 5 do documento, afirma que o aluno deve:  

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

(Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental, p. 9). 

O que é a MentalUP?  

Pensando nos benefícios dessa metodologia,o English Stars acrescentou aos seus materiais didáticos a plataforma gamificada MentalUP. Exclusiva no Brasil para o uso das escolas parceiras do English Stars, está presente em mais de 25 países e possui cerca de 5 milhões de usuários ao redor do mundo.  

Entenda mais sobre a plataforma no vídeo:  

As vantagens do MentalUP 

A plataforma, que garante o aprendizado da língua por meio de jogos e atividades virtuais que divertem as crianças, foi elaborada por especialistas em desenvolvimento cerebral, pedagogos e designers de jogos com experiência em conteúdo educacional. Portanto, cada atividade é especialmente desenvolvida para trabalhar alguma habilidade ou conhecimento, estimulando o ensino bilíngue.   

Para as escolas parceiras, o English Stars disponibilizará todo o pacote de jogos. Entretanto, eles estarão divididos em faixa etária e cada aluno terá acesso, por meio de um login individual, apenas ao conteúdo correspondente ao seu ano escolar e as habilidades que serão desenvolvidas naquele momento. Dessa forma, o conteúdo é selecionado e distribuído adequadamente, além de ser seguro para todas as idades e livre de propagandas e links maliciosos.    

Outro fator importante é que as atividades estão relacionadas ao material didático do English Stars, portanto, o aluno pode trabalhar com os jogos aquilo que aprendeu na aula. Além disso, as atividades funcionam no formato de trilha de aprendizagem, então uma atividade leva a outra, sempre avançando.  

Habilidades trabalhadas no MentalUP 

As atividades presentes na MentalUP trabalham diferentes habilidades, dentre elas estão:  

  • Memória: melhoram a habilidade de aprender;  
  • Concentração: desenvolvem as habilidades de atenção e foco;  
  • Visual: melhoram o pensamento criativo; 
  • Mental: melhoram as habilidades de raciocínio e resolução de problemas; 
  • Matemática: incorporam conceitos e conhecimentos matemáticos; 
  • Linguagem: desenvolvem e melhoram as habilidades verbais.  

A MentalUP oferece acesso individual aos alunos, fornecendo um dashboard individual, onde cada estudantes, e os responsáveis, poderão acompanhar a realização das atividades e desenvolvimento. Os professores terão um acesso diferente, com uma visualização mais ampla. Dessa forma, será possível acompanhar os resultados coletivo e individuais da turma, entendendo seu avanço cognitivo, acertos, erros, tudo automaticamente.  

Para o corpo escolar, essa possibilidade auxilia na compreensão do comportamento e o aprendizado das turmas. É possível mensurar e analisar os dados sobre esse desenvolvimento. Com essa ferramenta, os educadores podem optar por atribuir pontuação da disciplina para as atividades realizadas.   

Acesso e suporte 

O acesso à plataforma é pensado para ser feito da maneira que for mais fácil para o estudante. Por isso, ele poderá ser feito por qualquer dispositivo, seja via aplicativo (Android ou iOS) ou pelo navegador do computador.   

A Assessoria Pedagógica, que já trabalha no atendimento das escolas parceiras do English Stars, também será responsável por auxiliá-las na implementação e quaisquer dúvidas sobre o conteúdo da MentalUP. A equipe do Plurall, outra ferramenta tecnológica da SOMOS Educação, cuidará do suporte tecnológico.  

Às instituições, será fornecida uma sugestão de estrutura de utilização da plataforma, explicando de que forma ela poderá ser utilizada em complementação ao programa de ensino que já está em andamento.   

Diferentes abordagens do Ensino Bilíngue 

As metodologias de ensino são muito importantes para uma formação integral dos estudantes. Entende-se como bilíngue a habilidade de fluência em pelo menos uma das 4 habilidades da língua: escrita, escuta, fala ou leitura. O English Stars busca oferecer uma metodologia flexível para o processo de ensino-aprendizagem do inglês, formando alunos e alunas que dominam essas quatro habilidades do idioma.  

Essa abordagem propõe, portanto, uma formação bilíngue do estudante, ou seja, a escola não se torna bilíngue, mas sim o aluno. Para tanto, além do ensino técnico da língua, os aspectos sociais e culturais também são trabalhados a partir duas abordagens: a abordagem CLIL, (Content and Language Integrated Learning) e STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts & Math). Para saber mais sobre essas abordagens, veja nosso KIT! Acesse aqui:  

Compartilhe >

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação