Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

mentalup-perguntas-e-respostas

MentalUp: perguntas e respostas sobre a plataforma gamificada do English Stars

Compartilhe >

07/10/2020 - 4 min - Por Bruna Batista

A gamificação do aprendizado consiste em adotar as dinâmicas e mecânicas de jogos diversos em práticas educativas, potencializando o engajamento dos estudantes e buscando melhorar os resultados no aprendizado. É a prática de ensinar por meio de brincadeiras. No ensino digital, as plataformas gamificadas são aplicativos ou sites que realizam esse mesmo processo por meio da tecnologia. No ensino bilíngue do Ensligh Stars, essa prática é possibilitada por meio de uma nova plataforma gamificada: o MentalUP! Nesse artigo, veja algumas perguntas e respostas sobre o funcionamento do MentalUP e suas vantagens para o ensino bilíngue. Boa leitura! 

  1. O que é a plataforma MentalUp? 

É a plataforma gamificada do English Stars que estará disponível para alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Finais, com acesso via Plurall.

A ferramenta oferece uma grande oportunidade para promover o engajamento do aprendizado em um ambiente lúdico e inovador, criando um universo imersivo e incentivando a participação dos professores, pais, filhos e da escola como um todo.  

  1. Quais as grandes vantagens da plataforma MentalUp?  

Através de jogos educacionais com conteúdo lúdico os alunos terão a oportunidade de desenvolver habilidades como atenção e concentração, memória, inteligência verbal e visual, resolução de problemas, matemática, geometria, pensamento crítico, além de potencializar a aprendizagem.

O MentalUp está presente em mais de 25 países, com mais de 5 milhões de usuários e é exclusiva no Brasil. Foi desenvolvida por especialistas em desenvolvimento cerebral, professores, pedagogos e designers de jogos educacionais.  

  1. De que forma uma plataforma gamificada contribui para aprendizado dos alunos, especialmente quando falamos do ensino bilíngue? 

Os alunos trabalharão habilidades que estão alinhadas às competências exigidas aos estudantes do século 21, já integradas ao English Stars, e também as Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

  • Com jogos de memória, os alunos melhoram a habilidade de aprender.
  • Os jogos de concentração desenvolvem habilidades de atenção e foco. 
  • Os jogos visuais fazem com que os alunos melhorem o pensamento criativo. 
  • Os jogos mentais melhoram as habilidades de raciocínio e resolução de problemas.  
  • Já os jogos de linguagem, desenvolvem e melhoram as habilidades verbais dos alunos. 
  • E os jogos matemáticos incorporam conceitos de conhecimentos matemáticos. 
  • Ambiente é seguro para nossos alunos – não existem anúncios ou interferências durante o uso. 
  1. Como o ensino do inglês é apresentado na plataforma? Todos as atividades trabalham a língua inglesa?  

Esta é uma plataforma com atividades que possibilitam o desenvolvimento de diversas habilidades dos alunos enquanto eles estão imersos em um ambiente totalmente em inglês. Portanto, não se trata de uma plataforma de prática de exercícios de inglês. 

  1. De que forma educadores e gestores – e até mesmo pais e responsáveis – podem acompanhar o desenvolvimento do aluno na plataforma?  

Professores e responsáveis podem acompanhar a evolução dos alunos e, também, os resultados médios de outros estudantes da mesma faixa etária. Além disso, o conteúdo da plataforma é adequado e curado para os alunos da Educação Infantil até o Fundamental Anos Finais, respeitando as faixas etárias e alinhado a cada um dos anos escolares. 

  1. Como os alunos podem acessar a plataforma (app, desktop, site)? E os educadores? 

O acesso é realizado por meio da plataforma Plurall, via aplicativo ou versão desktop, tanto para aluno quanto para professores. 

  1. Será oferecido algum suporte – seja técnico ou pedagógico – às escolas no uso da plataforma? Professores recebem suporte para tirar dúvidas pedagógicas sobre as atividades? 

Sim. O canal de suporte também será via plataforma Plurall. 

  1. Por fim, a gamificação, apesar de não ser nova, é uma ferramenta pedagógica que tem ganhado cada vez mais destaque, sobretudo no contexto do Ensino Digital. Quais você diria que são os maiores benefícios desse método de ensino?  

Os jogos, sejam eles educacionais ou não, trabalham em harmonia com o “hardware” mais complexo de todo o universo: o cérebro. Fazer uso de práticas e jogos, como as atividades da nova plataforma do English Stars, permite que professores aprimorem práticas pedagógicas, engajando e motivando os alunos a se tornarem participantes ativos de seu próprio processo de aprendizagem. 


A tecnologia tem muito a contribuir com as práticas pedagógicas e com a evolução do ensino. No aprendizado de uma nova língua, elas podem propor diferentes abordagens para auxiliar esse processo. Pensando nisso, preparamos um guia com 6 ferramentas que podem complementar o ensino do inglês. Baixe gratuitamente: 

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação