Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

dia-do-professor

15 de Outubro: Dia do Professor

Compartilhe >

14/10/2020 - 3 min - Por Nicolle Abreu

15 de outubro marca as escolas com a comemoração do Dia do Professor. Um profissional fundamental para o desenvolvimento de nossa sociedade merece uma data especial para celebrar seu papel. O professor é um transformador humano e possui grande impacto no desenvolvimento dos jovens.

Tamanha importância de sua função, celebrar apropriadamente o Dia do Professor é muito importante para garantir um bom relacionamento entre eles e a gestão. Uma pequena homenagem na hora do intervalo ou um cartão com uma lembrança pode ser muito significativo. Confira neste artigo a origem da data e dicas para homenagear os profissionais da sua escola.

A origem do Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Isso acontece porque nessa mesma data, em 1827, o Imperador do Brasil, Dom Pedro I decretou o Ensino Elementar no Brasil. A partir desse dia, a educação o país tomou outros rumos, já que o decreto determinava que todas as cidades, vilas e lugarejos deveriam ter “escolas de primeiras letras”. Hoje, esse segmento é o conhecido Ensino Fundamental.

A data só foi oficializada como Dia do Professor em 1963. Contudo, foi um professor paulista chamado Salomão Becker que iniciou a tradição do dia 15, em 1947. Ele se reuniu com outros colegas em uma confraternização para celebrar a importância do trabalho do professor.

Dicas para homenagear os docentes

Para homenagear os docentes no Dia do Professor procure inserir toda a comunidade escolar na atividade. Isso, além de tornar o momento mais especial, ajuda a engajar pais e responsáveis, alunos e os demais funcionários.

Organize um lanche coletivo

Um bom momento de confraternização entre a comunidade escolar pode ser uma excelente homenagem. Ele pode ocorrer na sala dos professores durante o intervalo ou após o horário das aulas. Esse é um ótimo momento para a gestão externar seu compromisso em manter o bem estar dos professores e como o trabalho deles é valorizado.

Peça que as turmas criem cartazes

Os alunos são aqueles com que os docentes mais passam seu tempo. Dessa forma, é muito importante que eles expressem sua homenagem aos professores. Cada aluno pode assinar um cartão destinado a cada docente, ou as turmas podem confeccionar cartazes com agradecimentos pelo papel que os educadores empenham em sua vida e formação. Esses dizeres podem ficar expostos nos corredores da escola durante o mês de outubro, estendendo o período da homenagem.

Ofereça cursos de formação

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reforça a importância da formação continuada do corpo docente. Contudo, com uma rotina tão atarefada e sobrecarregada, realizar a busca por cursos e encaixá-los no calendário pode ser um desafio para os professores. Assim, um ótimo presente para comemorar a data e apoiar os educadores seria oferecer um curso de formação para os docentes, preferencialmente um que possa ser realizado online e a longo prazo.

Lembrancinhas personalizadas

Essa opção é uma boa homenagem porque pode ser algo que o professor usará no seu dia a dia, lembrando sempre de como sua função é valorizada pela instituição. Os presentes podem envolver canetas personalizadas com o nome dos gestores, blocos de notas, garrafinhas de água, canecas ou agendas. Se possível, deixe um recado escrito à mão destacando como a gestão é grata pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. Isso torna a homenagem especial e pessoal.

O papel da gestão para motivar os professores

A gestão escolar desempenha um papel muito importante para motivar o corpo docente. Cabe a ela compreender os desafios enfrentados diariamente pelos professores e atuar para que eles sejam minimizados. Esse trabalho se torna mais fácil quando existe uma boa relação entre os educadores e o gestor. Por isso é importante que pequenas ações sejam implementadas, como a escuta ativa dos docentes, homenagens em datas comemorativas como o dia do professor e, principalmente, o exercício de uma gestão democrática.

Sabendo do importante papel do gestor escolar e dos desafios que essa função possui, preparamos um material gratuito com 8 dicas que ajudam o gestor a melhorar a qualidade de ensino. Baixe gratuitamente.

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação