Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Campanha de matrícula: veja os critérios utilizados pelos pais

Compartilhe >

22/10/2019 - 7 min - Por Amanda Viegas

A campanha de matrícula faz parte do processo de escolha da instituição de ensino e isso abrange diversos fatores, uma vez que o foco se encontra na formação do aluno como cidadão integral e no seu futuro profissional. Ainda que a qualidade do ensino seja um fator muito importante para os pais e responsáveis, existem muitos outros que são levados em consideração pelas famílias.

Preparamos este artigo para explorar acerca dos principais critério utilizados pelos pais neste momento. Confira!


9 fatores mais procurados pelos pais na hora da matrícula

A seguir, confira os 9 pontos que mais chamam atenção aos pais na hora da matrícula:

Mensalidade e preços

O valor da mensalidade escolar é um aspecto bastante importante que pais e responsáveis costumam levar em consideração. O valor pago por uma instituição de ensino interfere no planejamento financeiro familiar. Além do valor da matrícula e das mensalidades, os pais e responsáveis precisam arcar com o material escolar, atividades extras, lanches, entre outros.

Pensando nisso, é essencial que a escola tenha em mente o seu público para que as propostas de valores estejam alinhadas às reais condições financeiras das famílias. Além disso, é válido refletir acerca das diferentes formas de pagamento e disponibilidade de bolsas de estudo.

Localização e horário

A localização da instituição de ensino interfere na dinâmica familiar pois faz parte da rotina dos alunos a locomoção até a escola. Há pais e responsáveis que levam e buscam os filhos, enquanto outros optam pelo transporte terceirizado. Quanto mais tempo a criança levar para chegar até o colégio, mais estresse e cansaço o trajeto pode ocasionar, diminuindo sua energia para estudo e lazer.

O ideal é que a campanha de matrículas seja de preferência direcionada para uma área geográfica específica, em vista que muitos pais e responsáveis buscam matricular os filhos em instituições próximas ao local em que vivem. Uma dica para aumentar a captação de alunos é oferecer horários flexíveis e serviços de transporte escolar.

Qualificação dos professores

Os docentes têm um papel fundamental na formação dos alunos. Por essa razão, as famílias acabam valorizando muito a formação e competências que esses profissionais possuem. Os professores que possuem uma boa qualificação e buscam se atualizar constantemente tendem a aperfeiçoar as suas práticas pedagógicas e a melhorar a qualidade do ensino. Para que isso seja possível, é fundamental que a escola invista na formação continuada, além de contratar membros para o corpo docente que sejam alinhados aos valores e objetivos da instituição.

Espaço físico e instalações

A estrutura física da escola é um critério muito observado pelas famílias. Além do tamanho da escola, é importante que haja uma estrutura adequada para o processo de ensino-aprendizagem. O ambiente precisa ser limpo, organizado e acolhedor. As salas de aula precisam ser arejadas, confortáveis, com uma acústica adequada e bem iluminadas, além de haver espaços apropriados para a realização de atividades extracurriculares, prática esportivas e lazer.

Reputação da instituição de ensino

Um aspecto muito importante é em relação à imagem da instituição de ensino do lado de fora dos seus muros. A reputação da escola é construída por meio do marketing educacional e, também, com a divulgação boca a boca na comunidade escolar. Os pais e responsáveis vão em busca de informações que confirmem sua opinião positiva sobre a escola.

Praticidade na compra do material didático

A compra do material didático, muitas vezes, acaba se tornando um impasse para os pais e responsáveis. As famílias enfrentam dificuldades em encontrar a lista completa dos livros em um só lugar, uma vez que as obras podem não fazer parte da mesma coleção ou editora.

Pensando nisso, a escola pode buscar por adotar soluções  que possibilitam toda a compra do material didático de forma online. Com isso, a instituição consegue resolver as questões de logística e ainda garante uma comodidade para os pais adquirirem os livros quando e onde quiserem.

Valores e filosofia da instituição

Além de transmitir aos alunos uma base do conhecimento teórico, a escola tem um papel fundamental na formação e desenvolvimento pessoal. Levando isso em consideração, muitos pais consideram os valores da instituição de ensino um parâmetro importante na escolha da escola.

Diante disso, é imprescindível que a escola tenha seus valores e sua identidade bem definidos, já que as famílias vão em busca de compatibilidade neste aspecto. Tais valores dizem respeito a questões como tolerância, religião, inclusão, combate ao bullying e preconceito e até mesmo o que é priorizado no ensino.

Projeto pedagógico e método de ensino

As famílias vão buscar instituições que valorizam os mesmos aspectos que elas consideram importantes. Para essa escolha ser assertiva, os pais e responsáveis podem utilizar do Projeto Político Pedagógico para verificar a compatibilidade da proposta escolar com a identidade do aluno.

A escola precisa deixar claro quais são as metodologias utilizadas, as formas de avalição do desempenho dos estudantes, carga horária e o currículo. Por meio dessas informações, os principais objetivos da instituição são refletidos, podendo ser a formação de cidadãos críticos, a preparação para o mercado de trabalho ou vestibular.

Atividades extracurriculares

O papel da escola vem se modificando bastante. A instituição não apenas fornece aos estudantes uma base sólida para o ingresso ao Ensino Superior. A demanda contemporânea consiste em uma formação cada vez mais completa dos alunos. Os pais e responsáveis estão investindo no ensino em período integral, no qual os estudantes têm acesso a atividades de contraturno, como esportes, artes, música, culinária e o ensino bilíngue.

Dicas para evitar a evasão na hora da matrícula

Tão importante quanto traçar estratégias para a captação de alunos, é fundamental evitar a evasão escolar na hora da matrícula. O processo de retenção escolar deve iniciar no momento da matrícula, ao expor com objetividade todas as informações referentes a identidade, metodologias e percurso pedagógico da instituição. Ao fornecer tal panorama da escola, o objetivo é alinhar a expectativa dos alunos e familiares à realidade da instituição. Com isso, a probabilidade de permanência na escola aumenta.

Além desse aspecto, existem uma série de ações e estratégias que podem ser desenvolvidas com o propósito de evitar a evasão escolar no período de matrícula. Confira a seguir alguns exemplos:

Lidando com as pendências financeiras:

A dificuldade financeira é uma das causas da evasão escolar. O papel do gestor escolar é buscar soluções para amenizar tal impasse. Primeiramente, é essencial que a escola exponha desde o momento da matrícula as informações relacionadas aos pagamentos, reajustes, taxas e cobranças extras. Além disso, é importante que a instituição mantenha uma política de inadimplência objetiva e clara para todos. Sempre que possível, oferecer soluções paliativas, como parcelamento de dívidas e descontos.

Oferecer um ensino de qualidade:

Os pais e estudantes estão em busca de qualidade de ensino. Para que isso seja possível, é importante que a escola esteja constantemente se otimizando, no que diz respeito aos métodos educativos e tendências educacionais. Além disso, a instituição deve escutar o que os alunos têm a dizer, seus feedbacks e sugestões, tudo isso pode ajudar bastante na construção de uma educação cada vez mais efetiva.

Estabelecer uma comunicação eficiente com as famílias e estudantes:

Uma maneira de promover a fidelização e evitar a evasão escolar é traçar estratégias de relacionamento e marketing escolar. Ao sistematizar os canais de comunicação da escola, é possível facilitar o relacionamento com os pais e alunos. Dessa forma, ao construir um diálogo aberto e disponibilizar informações claras e atualizadas, as famílias sentem-se mais próximas e envolvidas na dinâmica escolar. Além disso, a instituição pode promover eventos, convenções e feiras, com o intuito de aproximação e fortalecimento de vínculos.

Conclusão

O período de matrículas escolar é um momento muito decisivo tanto para os pais quanto para as escolas. Existem diversos aspectos que podem ser levados em consideração pelas famílias na hora de optar por uma instituição de ensino. Vale ressaltar que o primordial é que os pais e responsáveis escolham uma escola que esteja alinhada com seus valores, ideais e o objetivos educacionais. Dessa forma, até mesmo o número de evasões escolar é diminuído, uma vez que a escola está captando um público coerente com a sua realidade.

Para auxiliar a instituição nesse momento de tamanha importância para a dinâmica escolar, preparamos um material sobre como destacar a escola na campanha de matrículas:

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação