Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Contraturno escolar: entenda os benefícios para as famílias

Compartilhe >

16/10/2019 - 5 min - Por Amanda Viegas

Em busca de uma formação integral dos alunos, as escolas estão optando por acrescentar no processo pedagógico atividades extracurriculares. O contraturno escolar é um assunto bastante recorrente na realidade educacional. Contudo, existem muitas dúvidas relacionadas no que de fato consiste essa prática e quais são os seus benefícios.

Preparamos este artigo para tratar desse assunto. Confira!


Contraturno escolar: o que é e como funciona

Significado de contraturno segundo o dicionário:

Turno fora do horário normal, especialmente relacionado com o tempo para as atividades extra-curriculares, que são realizadas posteriormente às aulas obrigatórias e estabelecidas por lei.

Muito se diz a respeito da importância acerca das atividades extracurriculares. Mas o que de fato é o contraturno escolar? Esse conceito está relacionado com a extensão do aprendizado do aluno, no qual o ensino é complementado com disciplinas especificas, atividades e oficinas. A maior parte delas são práticas, uma vez que o objetivo é levar a criança a se exercitar e desenvolver habilidades como: criatividade, interação, imaginação, e até mesmo superar seus limites.

Na prática, o contraturno escolar pode ser utilizado de maneira a fazer conexões e acrescentar o conteúdo ministrado em sala de aula. Isso pode ser realizado no contexto da instituição na medida em que os temas curriculares são abordados de forma prática. O ideal é que exista um equilíbrio em ambos, para que o aprendizado do estudante seja potencializado. Vale ressaltar que o limite para as escolas estenderem as atividades dos alunos é de, no máximo, oito horas por dia.

Confira as vantagens das atividades no contraturno para a sua escola

Confira a seguir as principais vantagens das atividades no contraturno para a escola e alunos:

  • Contribui para a melhora do rendimento escolar;
  • Possibilita uma formação integral dos alunos;
  • Os pais sentem mais confiança ao saber que seus filhos estão seguros, dentro da instituição de ensino;
  • Supre a necessidade de atividades extracurriculares;
  • Preenche o tempo ocioso dos estudantes.

Contribui para a melhora do rendimento escolar

As atividades de contraturno contribuem para diversificar e ampliar os objetivos das aulas curriculares. Os docentes percebem empiricamente que o rendimento dos estudantes melhora, tendo em vista que o contato com aspectos culturais, lazer e atividades físicas, estimula o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Como consequência disso, existe uma melhora da concentração e desempenho dos alunos no processo de aprendizagem.

Possibilita uma formação integral dos alunos

As atividades extracurriculares que unem a mente e o corpo contribuem para uma formação integral dos estudantes. A razão disso se encontra no fato de que essas esferas estão interligadas e são indissociáveis. Além disso, a prática de esportes contribui para o desenvolvimento de valores essenciais para o indivíduo, como: cooperação, disciplina, perseverança. Dessa forma, os alunos conseguem adquirir valores sociais e normas de conduta que colaboram para a formação de cidadãos melhores.

Os pais sentem mais confiança ao saber que seus filhos estão seguros, dentro da instituição de ensino

A rotina de muitos pais e responsáveis é bastante atarefada. Contudo, ao saber que seus filhos estão em um ambiente seguro, realizando atividades dentro da escola, é mais fácil cumprir com os compromissos. As atividades no contraturno, é, portanto, uma maneira de garantir a assistência profissional no que se diz respeito ao desenvolvimento do aluno e, ainda, em um ambiente que a família já conhece. Outro ponto é em relação à comodidade dos pais e responsáveis por não precisarem levar e buscar as crianças em locais diversos para a realização dessas atividades em suas rotinas.

Supre a necessidade de atividades extracurriculares

Existe uma grande importância acerca da realização de atividades físicas e mentais na rotina das pessoas. Por meio dessa prática, é possível desenvolver habilidades e aprender sobre novos assuntos e temas, que não são aprofundados em sala de aula. Durante práticas esportivas, os alunos estão melhorando a sua saúde, aprimorando o aspecto motor, socioemocional, além de valores sociais.

Preenche o tempo ocioso dos estudantes

Períodos ociosos, no computador, celular, assistindo a televisão, podem ser substituídos por práticas extracurriculares no contraturno. O aluno tem a oportunidade de aproveitar o tempo na instituição de ensino para participar de aulas e atividades mais produtivas. O estudante pode ter acesso à prática de esportes, aula de idiomas, arte, atividades manuais, dança, música, entre outras.

Conheça algumas atividades de contraturno para a sua escola

Confira a seguir alguns exemplos de atividades que podem ser exploradas no contraturno:

Artes

Música, dança e pintura têm muito a contribuir para o desenvolvimento dos alunos, até mesmo como indivíduos. A música é conhecida como uma potencializadora da cognição, além de exercitar a concentração, criatividade, memória, coordenação motora e percepção auditiva. Já a dança, estimula a expressão corporal, por meio dos movimentos e coreografias. Em relação à prática da pintura, ela se trata de um processo criativo que promove a concentração, facilita a comunicação e pode até mesmo ser terapêutica.

Esportes

A prática de esportes é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças, além de possibilitar a interação entre elas. Nesse sentido, é o momento ideal para o processo de socialização e aprendizado de regras sociais básicas. Existem diversas opções para a escola explorar, desde os esportes em grupo, como o vôlei, cano de guerra, futebol, até os individuais, como judô, natação e corrida.

Ensino Bilíngue

Um ensino de inglês com qualidade demanda uma imersão no idioma estrangeiro. Para que isso seja possível, uma boa alternativa é utilizar o contraturno para suprir tal necessidade. O ensino da língua inglesa é ministrado antes ou após o horário das aulas regulares. Dessa forma, os alunos conseguem ter mais contato com o idioma e melhorar a fluidez no aprendizado da língua.

Conclusão

O contraturno escolar é uma possibilidade de extensão do processo de aprendizagem dentro da instituição de ensino. Ao promover atividades extracurriculares, as possibilidades de obtenção de conhecimento são otimizadas, e como consequência disso, há um melhor desenvolvimento dos alunos. Isso se torna possível por meio de práticas físicas, socio interativas e mentais.

Um dos exemplos supracitados de atividades de contraturno, foi o ensino do inglês. A demanda por uma educação bilíngue vem se intensificando muito aos longos dos últimos anos. Para atender tal necessidade, é importante que a escola se adapte. Preparamos um material sobre as principais vantagens e benefícios de se oferecer um ensino do inglês bilíngue dentro da instituição. Confira:

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação