Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Dia Nacional da Família | 8 de dezembro

Compartilhe >

04/12/2019 - 4 min - Por Amanda Viegas

No dia 8 de dezembro é comemorado o Dia Nacional da Família, enquanto a comemoração internacional da data é realizada em 15 de maio. Contudo, independente do mês de celebração, existe uma grande importância acerca da participação dos familiares na vida educacional dos alunos, como uma forma de melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Pensando nisso, preparamos este artigo com o objetivo de explicar sobre a origem dessa data, assim como, a relevância da família para a escola. Confira!


Origem do Dia Nacional da Família

A data escolhida para celebrar o Dia Nacional da Família foi optada para o dia 8 de dezembro, com o intuito de coincidir com o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O dia foi intitulado por meio do Decreto de Lei nº 52.748, em 24 de outubro de 1963. Por essa razão, a data era considerada um feriado religioso, contudo, atualmente é facultativo.

Também se comemora, no Brasil, o Dia da Família na Escola, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e celebrado em 24 de abril. Além disso, existe o Dia Internacional da Família, no dia 15 de maio. Esse último, foi estabelecido durante uma reunião realizada em 20 de setembro de 1993, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Vale ressaltar que o objetivo da celebração, independente do dia, é homenagear a instituição familiar, como um núcleo essencial para a formação moral dos indivíduos. Além disso, uma família não necessariamente precisa ser formada de forma tradicional por uma mãe e um pai. Existem diversas formas de constituir uma família, o importante é que seja um ponto de apoio e afeto, como uma maneira de contribuir para o crescimento e formação das crianças.

Dia da Família: homenagem, mensagens e eventos

O Dia da Família é uma oportunidade de a escola trazer esse público para a instituição de ensino, como uma maneira de aproximar os pais e responsáveis da realidade educacional. Os laços familiares têm uma grande importância no que se diz respeito ao desenvolvimento da personalidade e da formação pessoal e acadêmica do aluno.

Para celebrar esse dia, a instituição de ensino pode propor uma homenagem das crianças para suas respectivas famílias, por meio de uma mensagem na agenda do aluno, ao compor uma canção, escrever uma carta, fazer um desenho, pintura ou produzir uma lembrança. A escola pode ainda, explicar sobre a origem da comemoração e mostrar a importância da família, assim como, o conceito em relação aos diferentes tipos que podem existir.

Além disso, uma opção é promover um evento do Dia da Família, com o objetivo de convidar os familiares a virem até a escola. Durante o evento, a instituição pode sugerir brincadeiras e dinâmicas para fazer com que os participantes interajam, além de propiciar momentos de esclarecer dúvidas e aproximar os pais e responsáveis da realidade educacional dos seus filhos.

A importância da parceria entre a família e a escola

A família e a escola devem trabalhar em conjunto em prol de propiciar aos alunos uma formação tanto no âmbito educacional, quanto no pessoal, no seu desenvolvimento como um cidadão crítico. O aprendizado se estende para além da escola, e um trabalho em sincronia pode favorecer muito este processo, ao fazer com que as famílias compreendam o trabalho desenvolvido dentro da instituição e entendam como podem contribuir nisso.

Para isso, os laços entre eles devem ser fortalecidos, e é importante que os pais se sintam parte do processo de ensino-aprendizagem de seus filhos. Para isso, a escola pode promover reuniões regulares para explicar acerca da metodologia, valores, feedbacks dos alunos e dos métodos educacionais. Além disso, eventos como o Dia da Família, podem ser uma excelente oportunidade de envolver os familiares na vida educacionais das crianças e melhorar a comunicação entre os envolvidos.

Conclusão

No dia 8 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Família. Essa data celebra a importância em relação ao papel que os familiares têm na formação e no desenvolvimento dos alunos. Mais do que nunca, atualmente, existe uma demanda por um ensino integral, que se estende para além dos muros da escola. A família tem muito a contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, de modo a auxiliar a instituição de ensino a aprimorar e alcançar seus objetivos.

Em uma sociedade atualmente globalizada, os desafios e ambições do ensino se alteram constantemente. Uma pauta bastante recorrente é em relação ao fornecimento de uma educação bilíngue dentro da escola. Como atores importante na formação de seus filhos, muitos pais e responsáveis têm buscado instituições que contribuem para o desenvolvimento integral dos alunos, que os prepare para as competências exigidas em um contexto contemporâneo. Pensando nisso, preparamos um material sobre a importância da formação bilíngue para o aluno do século XXI:

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação