Em qual segmento você atua?

    Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

    A importância do ensino do inglês para atração de alunos

    Compartilhe >

    02/10/2019 - 7 min - Por Nicolle Abreu

    Um tema que gera muitas dúvidas para os gestores e coordenadores é sobre estratégias para a captação de alunos. Para atrair novos estudantes, a escola precisa se destacar e mostrar quais são seus diferenciais. Os pais e responsáveis estão em busca de instituições que forneçam uma educação de qualidade e preparem seus filhos para o futuro acadêmico e profissional.  

    Oferecer o ensino de inglês com qualidade dentro da instituição pode ser considerado um atrativo para muitas famílias. Preparamos este artigo para mostrar qual a importância do ensino de inglês para a atração de alunos. Confira! 


    O ensino do inglês para atração de alunos 

    A demanda por um ensino de inglês de qualidade vem crescendo bastante, sobretudo, nos últimos anos. Com a globalização advinda dos avanços tecnológicos, a existência de uma língua global se torna necessária. O inglês com seu caráter de língua franca cumpre esse papel. O idioma se mostra o mais influente devido à sua vasta gama de informações, diversidade de obras, filmes, músicas, entre outros. Ser falante desse idioma, além de abrir portas, é uma forma de se manter atualizado e conectado com o mundo.  

    Ao fornecer um ensino do inglês dentro da própria instituição de ensino, a escola possibilita que os alunos recebam uma formação integral no idioma. Muitos pais e responsáveis estão optando por buscar instituições nas quais o inglês é trabalhado com um enfoque cada vez mais próximo do nativo. Isso quer dizer que a demanda por um ensino bilíngue vem se intensificando com essa procura. Mais que uma aula de gramática, ao trabalhar o inglês como um instrumento de aprendizado, é possível construir um ambiente e uma cultura bilíngue dentro da escola.  

    Vale ressaltar que, para garantir essa atração de novos estudantes por meio do ensino do inglês, é importante que a escola invista em métodos adequados. Uma maneira de se fazer isso é optando por implementar uma solução bilíngue. Isso não quer dizer que a escola se torna bilíngue e não há a necessidade de mudanças radicais, muito pelo contrário. Algumas soluções não visam alterar a identidade ou currículos escolares. Dessa forma, o foco é uma formação bilíngue do aluno, por meio de uma abordagem mais densa, assim como uma imersão no idioma estrangeiro 

    Veja no material que preparamos a diferença entre uma escola bilíngue e uma formação bilíngue do aluno: 

    ensino de inglês para atração de alunos

    Dicas para atrair alunos para a sua escola 

    Confira algumas dicas para ajudar na atração de novos alunos: 

    Investir na divulgação para a atração de alunos 

    Mais importante que identificar e explorar os diferenciais que a sua escola possui, divulgá-los de forma adequada é essencial. Existe uma grande importância no que diz respeito ao conhecimento de marca, no caso, da instituição de ensino. A comunidade escolar precisa saber os pontos destaques da escola para quando forem buscar onde matricular os filhos.  

    Para que isso se torne possível, o ideal é explorar os diversos mecanismos de divulgação e encontrar aqueles que mais têm a ver com o perfil e identidade da escola. O investimento pode ser desde veículos tradicionais como rádio, televisão, folders e flyers, e até mesmo na internet. O site da escola é um bom lugar para manter as informações estruturadas, podendo ser utilizado como um canal de comunicação tanto para os pais, comunidade escolar e demais pessoas que tenham interesse na instituição de ensino.   

    Utilizar as redes sociais 

    Para atrair novos alunos, investir em comunicação escolar é essencial. As ferramentas digitais, redes sociais e internet em geral possibilitam um primeiro contato com a instituição. Utilizar do meio digital pode ser uma ótima maneira de divulgar a escola, estabelecer uma comunicação e passar uma boa impressão para as pessoas interessadas.  

    Estar presente nas redes sociais pode ir além de criar uma conta no Instagram, Facebook ou outras. Mais que conter informações básicas, como o e-mail de contato, telefone, endereço, segmento de ensino, a escola pode explorar seus diferenciais. A rede social pode ser utilizada para publicar e compartilhar conteúdos relevantes para a comunidade escolar, além de eventos, atividades e outros assuntos que possam interessar as famílias. Dessa forma, além se se tornar um meio de comunicação para os pais, alunos e escola, as redes sociais podem servir para atrair e captar novos alunos.  

    Compartilhar histórias sobre a escola

    O marketing “boca a boca”, muitas das vezes, se mostra mais efetivo que altos investimentos em campanhas de captação de alunos. O que acontece é que a experiência pessoal vale muito mais. Os pais querem ouvir de outros sobre a escola para, então, decidir se é onde vão matricular os filhos. As histórias tornam a escola mais humana, abrindo uma porta para transmitir para o público a sua trajetória, valores e missão.  

    Compartilhar histórias de sucesso pode ser uma excelente estratégia para captar estudantes. Afinal, as famílias estão em busca de uma escola de qualidade e ouvir um case sobre a instituição contribui bastante para a decisão. Essas histórias podem ser compartilhadas no próprio site ou rede social da escola, por meio de depoimentos dos pais de ex-alunos, atuais estudantes, entre outros. O objetivo é mostrar a importância e como a escola ajudou aquelas pessoas a traçarem seus caminhos e contribuiu para sua formação.  

    Avaliar os resultados e corrigir os processos 

    O processo de captação de alunos ocorre anualmente e deve-se iniciar bem antes do período de matrículas em si. A escola precisa se organizar, estabelecer metas, traçar estratégias e, o mais importante: avaliar os resultados das últimas campanhas. Ao identificar os erros e acertos, a instituição pode otimizar constantemente as estratégias escolhidas e, também, corrigir os pontos que não funcionaram tão bem. Esse exercício vai auxiliar na estruturação de um plano de açãocada vez mais efetivo e certeiro.  

    Deixar claro o diferencial da sua escola 

    Por que os pais e responsáveis escolheriam a sua escola? Quais diferenciais ela tem para oferecer? Um diferencial é uma característica fundamental que torna a instituição de ensino reconhecida na presença de diversas outras. O que pode ser considerado um diferencial? A escola conter um corpo docente altamente qualificado, investir em infraestrutura e tecnologia e até mesmo oferecer uma carga horário maior de aulas e disciplinas, como uma formação bilíngue do aluno 

    Essas e outras questões podem ser utilizadas a favor da instituição para realizar a sua divulgação. Para captar novos membros, é importante que eles se identifiquem com a proposta escolar ao buscarem por escolas que ofereçam o que eles estão procurando.   

    Conclusão 

    A importância do aprendizado do inglês vem se mostrando cada vez mais relevante para a realidade contemporânea. Paralelamente a isso, a demanda das famílias por um ensino do idioma, dentro da escola, vem se intensificado. Ao oferecer um ensino de qualidade da língua inglesa, a escola possui um diferencial que pode ser utilizado para a captação de novos alunos.  

    Existem inúmeros benefícios que a educação bilíngue proporciona, tanto para os alunos quanto para a própria escola. Para saber quais são as principais vantagens do bilinguismo, leia o material que preparamos sobre o tema: 

    Compartilhe >

    LEIA TAMBÉM

      Em qual segmento você atua?

      Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
      CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação