Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

O que explorar na campanha de matrícula escolar

Compartilhe >

12/09/2019 - 5 min - Por Amanda Viegas

O período da campanha de matrícula escolar é muito importante para a instituição de ensino. Esse é o momento de a escola se destacar e se diferenciar, para incentivar as rematrículas e a captação de novos alunos. Esse período é um processo da gestão educacional e tem como objetivo operacionalizar a matrícula dos estudantes da instituição.

Devido à sua grande relevância para toda a dinâmica escolar, algumas escolas podem acabar ficando com dúvidas sobre esse processo. Preparamos este artigo sobre o que explorar na campanha de matrículas. Confira!


Campanha de matrícula: saiba o que explorar na sua escola 

O primeiro passo para a realização de uma campanha de matrículas com êxito é o planejamento. Com organização e boas estratégias é possível alcançar ótimos resultados durante esse período. O ideal é que a escola não comece a pensar nas ações apenas quando as datas estiverem se aproximando.  

A instituição pode, desde o início do ano escolar, fazer uma análise dos resultados da campanha anterior, além de decidir quais serão os membros da equipe envolvidos em cada etapa, estabelecer orçamentos e mapear o número de turmas e períodos que serão ofertados. 

Durante a campanha é o momento de se promover, mostrar para as famílias as potencialidades da escola e quais as vantagens de ter seus filhos matriculados ali. A instituição pode destacar sua metodologia, seus valores e diferenciais. Uma forma de fazer isso é deixando claro além das práticas pedagógicas, se existem e quais são as atividades extracurriculares oferecidas, por exemplo. A escola ainda pode ressaltar como funciona o ensino de línguas estrangeiras, se for o caso.   

Ao enfatizar esses pontos, a instituição agrega valor para sua imagem, desde o ato da matrícula, o que pode contribuir bastante para a captação e retenção dos alunos. A capação de novos estudantes está muito relacionada ao reflexo da fidelização dos pais e responsáveis. Dessa forma, mesmo com grandiosas ações envolvendo um marketing educacional, o que acaba sendo um destaque são divulgações, promovendo um marketing boca a boca.  

Dicas para montar a campanha de matrícula escolar 

Após o processo de pré-matrícula, que envolve todo um planejamento, é o momento de criar e divulgar a campanha de matrículas. Confira algumas dicas para facilitar essa etapa a seguir: 

Invista em Marketing educacional na sua escola 

A escola pode investir em campanhas de marketing nas redes sociais e em blogs. Essa é uma maneira de trabalhar a imagem da escola e aumentar a sua presença na internet, além de utilizar da campanha offline e de banners para realizar a divulgação da instituição e as datas do período de matrículas.  

Esse investimento pode otimizar as estratégias durante a campanha de matrículas escolar, captando novos estudantes e fidelizando os antigos, além de melhorar a comunicação interna, o relacionamento com os alunos e famílias.  

Utilizar software para gestão de matrícula 

Durante o período de matrículas há uma parte mais operacional do processo, que é o processamento dos dados da captação. A utilização de um sistema integrado, como um software de gestão pode otimizar bastante isso. Por meio dele, é possível realizar cadastros, organizar dados e enviar documentos. 

Gerar contratos de matrícula escolar 

O contrato é um documento legal com o intuito de regulamentar a relação entre a instituição de ensino e os matriculados. Para facilitar a sua elaboração, é ideal que haja o auxílio de um especialista, assim como um suporte jurídico dentro da escola.  

Verificar o pagamento da matrícula 

Para realizar um controle financeiro da escola, é importante que a verificação de pagamento das matrículas seja feita de forma integrada e automatizada. Com isso, é possível controlar mais facilmente os dados, relatórios, e pensar em ações para lidar com a inadimplência e negociar dívidas ou pendências.  

Efetivaa matrícula do aluno 

Após a captação dos dados, assinatura dos contratos e recebimento da confirmação dos pagamentos, ocorre a efetivação da matrícula e o preenchimento das vagas disponíveis. Ao utilizar um software integrado, os pais e alunos podem acompanhar todos os processos que envolvem a instituição, como a vida acadêmica e aspectos financeiros.  

Após as dicas citadas, a escola pode avaliar as suas estratégias e se planejar para a realização das próximas campanhas. O importante é sempre levar em consideração os feedbacks, observando os pontos que podem ser modificados e otimizá-los. Todo o processo de campanha de matrícula é único de cada instituição, e a escola deve ir construindo o seu de acordo com o seu perfil e necessidades.  

O ensino do inglês como diferencial na campanha de matrículas

Uma boa alternativa para seguir durante a campanha de matrícula escolar é abordar os diferenciais que a instituição apresenta. O ensino do inglês com uma abordagem bilíngue é um deles. A demanda pelo aprendizado da língua inglesa dentro da escola vem crescendo bastante. Muitos pais e responsáveis têm optado por buscar o ensino do idioma com qualidade dentro da própria escola ao invés de procurar em cursos de línguas.

Existem inúmeros benefícios e vantagens do aprendizado do inglês tanto para uma formação integral dos estudantes quanto como uma forma da escola se destacar. Preparamos um material sobre essas principais vantagens:

campanha-de-matricula-escola

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação