Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Como orientar a família na continuidade do aprendizado de inglês

Compartilhe >

30/04/2020 - 5 min - Por Amanda Viegas

Devido à gravidade da COVID-19, a realidade do mundo inteiro é um período de confinamento e isolamento social. Contudo, as pessoas estão buscando retomar uma rotina, mesmo que das suas casas, e um recurso fundamental para esse momento é a tecnologia. Sobretudo no cenário educacional, o uso de ferramentas tecnológicas se mostra essencial para dar continuidade ao semestre letivo e as práticas pedagógicas.  

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas para a escola orientar a família sobre como os alunos podem continuar a aprender o inglês mesmo neste momento. Confira! 


Tecnologia na educação

Ao longo dos últimos anos, os avanços tecnológicos propiciaram diversas modificações na maneira como a sociedade se comporta e pensa. A tecnologia tem muito a facilitar a vida, diminuir as distâncias geográficas e interligar pessoas de diversas partes do mundo. Torna-se possível conhecer lugares, aprender idiomas, fazer aulas, ouvir música, ler obras e muito mais, em apenas um dispositivo!  

Sobretudo para os alunos mais jovens, que já nasceram em um contexto digital, a tecnologia na educação pode ser uma excelente forma de aproximar o estudo da sua realidade. Os instrumentos tecnológicos têm muito a contribuir nas práticas pedagógicas da escola e apresentam-se como uma maneira de ir além da sala de aula, explorando diversos formatos e meios de aprender. Com a utilização da tecnologia, os estudantes conseguem ter acesso a mais informações e disciplinas, o que expande as possibilidades do aprendizado.  

A crise do COVID-19 e a continuidade do período escolar 

Devido à seriedade do novo coronavírusa recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o isolamento social como uma maneira de prevenir o contágio entre as pessoas e, assim, desacelerar o avanço da doença. Contudo, por ser uma situação muito incerta, na qual não é possível prever o tempo de duração ou quando as coisas vão voltar ao “normal”, é preciso repensar as estratégias educacionais 

Existem diversos cenários. Há escolas que tiveram suas atividades suspensas por tempo indeterminado, outras optaram por continuar imediatamente as aulas de forma remota, enquanto algumas tiraram um período de recesso para construir os próximos passos. Independentemente de como a escola optou por realizar essa nova dinâmica, uma coisa é certa: a tecnologia se mostra uma grande aliada e fundamental neste momento.  

Por ser uma situação totalmente atípica, todos os profissionais estão tendo que reaprender a ensinar. Para que isso funcione, é primordial que a escola mantenha um bom relacionamento com as famílias e se aproxime ainda mais delas neste momento. Por meio de feedbacks, a instituição pode saber o que está ou não funcionando e como melhor atender às expectativas dos pais, responsáveis e alunos.  

O momento é de analisar e repensar as estratégias que devem ser construídas, pensando na funcionalidade para todos os envolvidos. Muitos pais estão em casa, mas continuam a trabalhar remotamente. Para os alunos mais novos, que necessitam um acompanhamento mais próximo, esses responsáveis vão precisar de um direcionamento para conciliar suas atividades. Outro ponto é explicar para as famílias a respeito do funcionamento da aula onlineporque apesar das crianças estarem acostumadas, muitos pais não estão. A chave para tudo é o diálogo e a readaptação. Dessa forma, a escola vai conseguir prosseguir com o período letivo.  

Como continuar a aprender o inglês de casa? 

Assim como na aula presencial, é importante que os alunos se dediquem e façam as atividades propostas pelo o educador. A escola pode mostrar para as famílias a importância de se construir uma rotina de aprendizado, além de disponibilizar um local e tempo propícios para os alunos assistirem às aulas e estudarem. Mesmo com a distância física entre o aluno e o professor, este profissional pode ajudá-lo por meio de recursos digitais, só que o apoio dos familiares neste momento é imprescindível. Os pais e responsáveis devem fazer a ponte de comunicação com a escola e informá-la a respeito do desempenho, dificuldades e complicações dos alunos.  

Além das aulas ministradas pelo docente, os estudantes podem praticar o idioma e continuar o aprendizado de forma lúdica durante esse período de quarentena. Confira a seguir algumas dicas: 

Aprender jogando

Videogames e jogos podem ser uma excelente maneira de aprender se divertindo. Durante a quarentena, as crianças podem aproveitar a diversão para praticar ao mesmo tempo o idioma. As famílias podem propor que durante o jogo só se pode falar em inglês; ou buscar jogos que tenham a ver com o vocabulário da língua estrangeira. O momento é de usar a criatividade! 

Filmes, séries e desenhos

Uma alternativa para se distrair durante o período de confinamento é maratonar filmes, desenhos ou seriados. Uma dica é aproveitar este momento para que os alunos pratiquem a sua escuta, ao colocar o áudio ou a legenda em inglês! 

Livros e quadrinhos

A prática da leitura é muito importante para o desenvolvimento do indivíduo. Muitas crianças gostam de ouvir histórias antes de dormir ou ler alguma obra. Que tal aproveitar disso para aprender inglês? No caso de não existirem livros ou obras no idioma estrangeiro, a escola pode aconselhar os pais e responsáveis a procurarem por algum e-book ou encomendar pela internet se preferirem o livro físico. Além de praticar o idioma, inúmeros são os benefícios da leitura para todos! 

A tecnologia para impulsionar o aprendizado da língua inglesa 

Não é novidade que as ferramentas tecnológicas têm muito a contribuir na realidade educacional. Sobretudo no momento atual de isolamento, a tecnologia vem para ser uma aliada para que a escola consiga dar continuidade ao período letivo. Cabe a cada instituição pensar em qual estratégia seguir para se adequar a sua realidade.  

Pensando especificamente no aprendizado do inglês, preparamos um material para mostrar como e quais instrumento tecnológicos podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Baixe gratuitamente o infográfico: 

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação