Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

A importância da rotina para o aprendizado do inglês

Compartilhe >

21/08/2019 - 4 min - Por Amanda Viegas

A rotina pode ser algo visto com uma conotação negativa, principalmente para os adultos. A expressão soa repetitiva e monótona. Contudo, a criação deste hábito é de extrema importância, sobretudo para as crianças. Porém não é apenas durante a infância que o estabelecimento de uma rotina é fundamental, mas durante todo o período escolar. Até mesmo para o aprendizado do inglês — e de outros idiomas — é uma prática indispensável.

Preparamos este artigo sobre a importância da rotina de estudos para o aprendizado do inglês. Confira!


Rotina de estudos: a importância para o aprendizado

Sobretudo, para as crianças menores, ir para a escola pode ser um desafio. Será a primeira vez em que ela estará sem a família e cercada por desconhecidos. Vale ressaltar que durante a infância as crianças estão desenvolvendo a sua personalidade e as experiências psicomotoras. Dessa forma, ao estipular uma rotina de estudos e aprendizado, é mais provável que elas aprendam a gostar de estudar.

Mais propensas a distrações, algumas crianças podem apresentar uma certa dificuldade em cumprir com as obrigações e em se concentrar. Ao estabelecer uma rotina de estudos, eles se tornam mais confiantes e seguros. Isso pode ser feito, por exemplo, ao criar um cronograma das atividades em sala e extraclasse. Dessa forma, os alunos sabem o que vai acontecer e quando, conseguindo se preparar para as atividades previstas. O docente pode marcar em um calendário lúdico o dia em que transmitirá um filme, realizará um jogo ou uma brincadeira em classe, entre outras coisas.

A ausência do estabelecimento de horários acaba afetando também o desempenho e aprendizado no ambiente escolar. O aluno pode deixar de fazer as tarefas de casa, não estudar para as provas e avaliações, chegar atrasado ou não saber qual a programação para aquele dia. Ter uma rotina não quer dizer que a criança não desenvolverá autonomia, muito pelo contrário. Saber o que deve fazer e quando ajuda a criança a cumprir com suas tarefas sem precisar ser lembrados pelos responsáveis.

Importância da rotina para o desenvolvimento das crianças

A rotina pode ser definida como uma série de atividades que ocorrem com uma certa frequência diária, de maneira repetitiva, estabelecendo um padrão. Isso não quer dizer que necessariamente precisa ser algo rígido e que não pode ser modificado. Muito pelo contrário, o ideal é que ela seja reajustada e se adeque à realidade de cada indivíduo.

Para as crianças, a criação de uma rotina diária é muito importante. Por meio dela tanto a estrutura física quando psíquica é organizada. Sabendo que as crianças têm uma ligação mais complexa com o tempo, a rotina transmite segurança, pois por meio dela a criança consegue saber o que vai acontecer e pode se preparar e se adaptar para a tarefa seguinte, evitando o estresse infantil.

A rotina é fundamental para a formação de cidadãos mais confiantes, responsáveis, organizados e até mais bem-sucedidos. A sua ausência pode gerar medo e ansiedade, não apenas nas crianças, mas também na vida de muitos adultos. Devido a isso, é importante que isso seja construído desde os anos iniciais da infância.

Bons hábitos de estudos e suas eficácias na aprendizagem

Como foi visto, a criação de uma rotina é bastante benéfica para a formação e o desenvolvimento da criança. Com isso, é possível trabalhar o seu comportamento, além de que, ao saber o que vai acontecer, a criança fica menos ansiosa.

O English Stars é uma solução que oferece uma formação bilíngue para os alunos. Neste programa, os docentes recebem treinamentos, materiais didáticos, e todo um apoio para colocar a metodologia da solução em prática. Neste cenário, a escola pode receber dicas e um apoio pedagógico para a criação de uma rotina de estudos da língua inglesa.

Na Educação Infantil, é recomendado que o professor faça o uso de imagens na lousa, deixando no início da aula toda a programação, de forma lúdica e de fácil compressão. Na medida em que a aula vai acontecendo, o docente pode ir marcando quais pontos já foram cumpridos, o que facilita o acompanhamento dos alunos. Conforme o passar dos anos escolares, o cronograma pode ser gradativamente transformado em um programa totalmente escrito.

O que muitos professores e a equipe escolar percebem ao adotar tais medidas é que o ambiente da sala de aula passa por transformações positivas. Ocorre a melhora no rendimento e na concentração dos estudantes, além dos alunos ficarem mais calmos. Como as crianças já sabem o que vai acontecer, elas não ficam surpresas e podem se preparar para as dinâmicas propostas.

Apesar da recorrente ideia sobre a importância do aprendizado do inglês, muitas pessoas ainda possuem dúvidas a respeito do assunto. Pais e responsáveis e até mesmo as escolas, podem se perguntar qual a idade adequada para iniciar os estudos do idioma. Preparamos um material para esclarecer a respeito da temática. Baixe nosso infográfico gratuito:

Rotina no aprendizado do inglês

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação