Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino MédioCursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação

Material didático

Coordenador escolar: dicas para a escolha do material de inglês

Compartilhe >

05/11/2020 - 3 min - Por Amanda Viegas

O material didático é um instrumento de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, sendo utilizado como base para os conteúdos ministrados em sala de aula. Para o ensino do inglês, a escolha desse material é bastante importante para guiar as didáticas escolares. Para isso, a figura do Coordenador Escolar é fundamental para guiar a instituição nesse processo.  

Pensando na relevância dessa temática, preparamos este artigo acerca da escolha do material de inglês. Veja dicas para compreender como realizar esse processo de forma mais eficiente e cuidadosa. Confira! 

A importância do livro didático para o professor de inglês 

O livro didático é uma importante ferramenta de apoio ao ensino, sendo um instrumento colaborador na formação e desenvolvimento do aluno. O material auxilia o educador a colocar em práticas as estratégias e metodologias planejadas para a aula, levando em consideração o livro como norteador desse processo.  Para o ensino do inglês, o uso desse é relevante para a otimização da aprendizagem, auxiliando no desenvolvimento das habilidades essenciais à construção do conhecimento na língua inglesa. 

Primeiramente, vale destacar que o material possui uma sequência lógica, o que facilita o progresso do estudante e diminui assim, as lacunas de aprendizado. Outro ponto é o fato do livro ser uma fonte confiável para a consulta dos discentes e docentes. Sendo assim, há uma otimização do tempo, já que esse material ajuda no planejamento das aulas e no quesito de fonte de pesquisa. Na prática, o professor não precisa ter um foco intenso no que de fato ensina, mas em como fazer isso da melhor maneira possível.  

O Coordenador e a escolha dos materiais

A coordenação escolar possui a função de entender e auxiliar na melhora constante de todas as práticas educacionais. O papel do coordenador na escolha do material para o ensino do inglês está presente desde a análise das opções existentes no mercado. Cabe a ele entender qual delas melhor se encaixa com a realidade e proposta da instituição. Além disso, é de sua responsabilidade trabalhar em conjunto com os demais membros da equipe para implementar e adaptar todos às mudanças.  

Destaca-se que antes de iniciar o processo de escolha desses materiais, é imprescindível que ocorra uma análise com cautela dos recursos utilizados dentro da sala de aula. O principal propósito é compreender quais são e serão as atividades desenvolvidas com os alunos e então, se torna possível entender de que forma e quais os materiais podem complementar e auxiliar no percurso didático.  

Dicas para escolher o material de inglês 

Alguns critérios devem ser levados em consideração no decorrer desse processo. Veja a seguir alguns deles: 

  • Alinhamento com identidade, perfil e proposta da escola; 
  • Autor e Coleção da obra; 
  • Linguagem da obra acessível e compatível; 
  • Materiais de apoio e complemento ao ensino.  

Vale ressaltar que apesar de o coordenador ser um guia na escolha do material, é muito importante que haja um trabalho em equipe e que a opinião e ponto de vista de todos sejam considerados. Dessa forma, aumenta-se a probabilidade de uma decisão mais efetiva para complementar as práticas escolas e otimizar o ensino do inglês.  

Guia da escolha do material 

Como apresentado anteriormente, a escolha do material didático possui uma grande importância para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento das práticas escolares. A sua escolha deve ser realizada com cautela, levando em consideração vários fatores que interferem diretamente nisso. O papel do Coordenador é o de auxiliar e guiar os membros da equipe pedagógica, desde o momento da análise das opções até a implementação e otimização do uso das obras escolhidas.  

Pensando na relevância dessa temática, assim como da necessidade de escolhas cada vez mais assertivas, preparamos um guia completo para te auxiliar nessa jornada. Baixe gratuitamente o material: 

Compartilhe >

LEIA TAMBÉM

Em qual segmento você atua?

Educação InfantilEnsino Fundamental 1Ensino Fundamental 2Ensino Médio
CursinhoEnsino SuperiorNão trabalho com Educação