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    Abordagem CLIL

    O que é a abordagem CLIL?

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    05/08/2020 - 5 min - Por Nicolle Abreu

    A realidade contemporânea é constituída por uma sociedade interconectada e globalizada com um intenso fluxo de informação acontecendo a todo instante. Um dos pilares para promover esse cenário é o estabelecimento de uma linguagem comum. Para isso, o inglês foi nominado língua franca, sendo comumente escolhido por falantes de idiomas distintos. Sendo assim, a língua inglesa se mostra uma ferramenta importante para promover essa integração global. Em decorrência disso, muitas famílias têm procurando por instituições que ofereçam o ensino do idioma de forma a preparar seus filhos para a atualidade.  

    Nesse contexto, desenvolvem-se metodologias para otimizar e melhorar o processo de aprendizagem dos alunos, como é o caso da abordagem CLIL. Ao explorar conceitos e conteúdos de diversas áreas do conhecimento, é possível enriquecer a experiência do estudante ao longo da sua jornada no Ensino da Língua Inglesa.  

    Pensando na importância da abordagem CLIL para o aprendizado do inglês, preparamos este artigo! O intuito é explicar e trazer os principais benefícios do CLIL para a formação do aluno. Confira! 

    O que é o CLIL? 

    Content and Language Integrated Learning ou Ensino Integrado de Conteúdo e Língua é a abreviação da sigla CLIL.  Na prática, CLIL consiste em ministrar disciplinas como matemática, artes e ciência, através da língua estrangeira. Ou seja, além de fazer com o aluno aprenda determino conteúdo, ele também terá progresso no idioma. Isso possibilita com que os estudantes adquiram ao mesmo tempo habilidades de linguagem e conhecimentos em outras áreas acadêmicas.  

    Essa abordagem pedagógica cria uma atmosfera propícia para o aprendizado de forma mais natural e incrementada. O foco da aula não é o inglês em si, pois ele se torna apenas a ponte ou o instrumento para explorar outros conteúdos, enriquecendo o conhecimento dos discentes. Além disso, a linguagem é aprendida por meio do fornecimento de um contexto comunicativo no qual os alunos aprendem o idioma conforme o necessário. Dessa maneira, é mais fácil que os alunos desenvolvam uma familiaridade com o inglês e simultaneamente compreendam como de fato aplicar em situações especificas.  

    O contexto do desenvolvimento do CLIL 

    Em decorrência das inúmeras modificações advindas do avanço da tecnologia, toda a relação social, cultural e econômica se modificou, tais como em diversos setores da vida humana. Devido a isso, as escolas se viram em uma nova realidade, tendo que suprir diversos pilares da formação e desenvolvimento integral dos alunos. Para tal, é preciso se adaptar e renovar as práticas e metodologias educacionais.  

    A principal mudança nesse sentindo é sobre o papel do aluno e do processo de aprendizagem. Os estudantes passam a exercer um protagonismo no ensino, enquanto os educadores são mentores e guias para o aprendizado. Para que isso seja viabilizado, é fundamental que as instituições se adequem as necessidades latentes do universo contemporâneo, buscando promover um ensino integral e capacitante para esses alunos. Sendo assim, a abordagem de ensino CLIL foi introduzido na Europa em meados do Século XX com o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem dos estudantes. 

    Os pilares do CLIL 

    Conheça os 4 principais pilares dessa abordagem metodológica: 

    Comunicação: Contempla as quatro esferas do aprendizado: fala, escuta, escrita e leitura.  

    Cognição: Um dos objetivos do CLIL é auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos, tais como compreensão, análise, síntese e avaliação.  

    Conteúdo: É o conjunto de áreas do conhecimento, conteúdos e conceitos dos quais a abordagem pode utilizar para o aprendizado do inglês.  

    Cultura: Esse pilar leva em consideração o contexto cultural no qual os estudantes estão inseridos.  

    Quais os principais benefícios dessa abordagem para a formação integral dos alunos? 

    Existem muitas vantagens da aplicação do CLIL no processo de aprendizagem dos estudantes, tais como uma maior conscientização cultural, aprimoramento da competência linguística, preparação para a jornada acadêmica e profissional, aumento da motivação e confiança dos alunos. Além disso, o caminho percorrido pelo discente é mais natural e facilitado, já que o idioma é aprendido naturalmente, como o processo de aprendizagem da primeira língua das crianças.  

    Outro ponto relevante é o fato de que a linguagem está intrinsecamente ligada a motivação e isso é fundamental para a aquisição de um idioma estrangeiro. Em uma aula que adota essa abordagem, é utilizada a motivação inata dos estudantes para as disciplinas, canalizando indiretamente para um outro sistema linguístico, no caso, o inglês. Isso é possível devido ao fato de que o conteúdo e o meio de instrução são interligados, viabilizando o aprendizado da língua que se beneficia do interesse natural que o estudante apresenta pelas áreas do conhecimento.  

    CLIL e a formação integral do aluno 

    Como foi visto ao longo do texto, essa abordagem possibilita com que a experiência do estudante na aquisição da língua inglesa seja mais completa e integrada. Vale ressaltar que um pilar fundamental para a nova dinâmica social do século 21 é o aprendizado do inglês. Pensando nisso, o CLIL viabiliza esse processo ajudando o desenvolvimento dos alunos tanto no idioma quanto nas demais áreas do conhecimento.  

    Destacando que o aprendizado da língua inglesa pode e deve estar associado para além da parte gramatical, vocabulário e técnica do idioma. Dessa forma a aprendizagem no inglês se torna mais significativa, enriquecedora e abrangente. Pensando na relevância desse tema para a escola, preparamos um guia completo acerca do entendimento dessa abordagem de ensino. Baixe gratuitamente o e-book:  

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